2 de ago. de 2009

Estudante brasileira que morreu durante voo retornava de viagem a Disney

A Polícia Civil de São Paulo investiga a morte de uma estudante brasileira de 15 anos que morreu na madrugada deste domingo durante um voo com destino ao aeroporto de Guarulhos (Grande SP). De acordo com a companhia de viagens Tia Augusta Turismo, a adolescente voltava de uma excursão ao parque de diversões da Disney, em Orlando (Estados Unidos), e apresentou sintomas de gripe ainda no país.
Durante a excursão, a estudante foi encaminhada a um hospital nos Estados Unidos. No centro médico, ela foi submetida a um exame para diagnosticar se estava com gripe suína --a gripe A (H1N1)--, cujo resultado foi negativo.
"Ela foi liberada pelos médicos do hospital para continuar a excursão, e foi liberada para viajar de avião inclusive. Eu acredito que se houvesse alguma coisa grave, as autoridades americanas não liberariam [o embarque da garota] de maneira alguma", afirmou Filipe Fortunato, diretor executivo da agência de viagens, à Folha Online.
A Polícia Civil informou que irá pedir os exames feitos nos Estados Unidos à agência de viagens que teriam descartado a doença, e que serão feitos exames no corpo verificar se ela estava, ou não, com gripe suína.
Na bagagem da estudante, a polícia teria encontrado remédios para gripe, entre eles o Tamiflu, medicamento utilizado no tratamento da gripe suína.
De acordo com a Copa Airlines, ela chegou a ser socorrida por dois médicos que estavam na aeronave --da Copa Airlines--, mas morreu durante o voo.
A família, que aguardava a chegada da estudante no aeroporto, está em estado de choque. O corpo da brasileira foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Guarulhos.
Segundo a Copa Airlines, ela foi recebida por uma equipe médica do aeroporto, que constatou que a adolescente estava morta. "Através de uma certificação emitida pelo Posto Médico do Aeroporto Internacional de Guarulhos, a empresa aérea foi notificada do falecimento da passageira. A Copa Airlines lamenta profundamente o fato e se encontra, neste momento, assistindo os familiares da passageira e trabalhando em conjunto com as autoridades locais", informou.

Nenhum comentário: