14 de out. de 2013

Dilma anuncia sistema de proteção para e-mails do governo

Segundo presidente, esta é a primeira medida para "ampliar a privacidade e inviolabilidade das mensagens oficiais"

A presidente Dilma Rousseff durante cerimônia de sanção da lei que destina recursos dos royalties do petróleo para educação e saúde, no Palácio do Planalto
Medida é resposta às denúncias de espionagem dos EUA de empresas brasileiras e da presidente (Celso Junior/Reuters)
A presidente Dilma Rousseff anunciou neste domingo, no Twitter, que os e-mails do governo federal serão protegidos por um novo sistema, criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para evitar casos de espionagem. "Determinei ao Serpro a implantação de um sistema seguro de e-mails para todo o governo federal. Esta é a primeira medida para ampliar a privacidade e a inviolabilidade das mensagens oficiais", disse Dilma na rede de microblogs.
"É preciso mais segurança nas mensagens para prevenir possível espionagem", destacou Dilma. A medida é uma resposta às denúncias de espionagem dos serviços de inteligência dos Estados Unidos contra funcionários do governo brasileiro, incluindo a própria presidente, e empresas, como a Petrobras.
O projeto prevê a inclusão de empresas privadas no aperfeiçoamento da ferramenta em troca de anúncios na tela dos usuários. O plano é habilitar o novo sistema até o segundo semestre de 2014.
(Com AFP)

Nenhum comentário: