28 de jun. de 2012

Tarifas bancárias variam 70% entre bancos


A maior diferença é vista nos pacotes de serviços da Caixa Econômica Federal (10 reais) e do Banco Safra (17 reais)

Fachada de agência da Caixa Econômica Federal
Fachada de agência da Caixa Econômica Federal. O banco tem o pacote de serviços mais barato (Daniel Teixeira/AE)
As tarifas bancárias podem chegar a uma diferença de até 70% em bancos diferentes, conforme a Fundação Procon-SP divulgou nesta quinta-feira. Em pesquisa com sete instituições financeiras, o órgão avaliou as tabelas de serviços prioritários e de pacotes padronizados vigentes em 16 de maio de 2012 e as praticadas exatamente um ano antes. 
O menor valor encontrado para os pacotes foi o da Caixa Econômica Federal, de 10 reais, enquanto o maior era o do Banco Safra, de 17 reais. Foram avaliados os serviços do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.
Segundo o Procon-SP, a Caixa foi a única instituição que reduziu o valor do pacote em 33% no período analisado, passando de 15 reais para 10 reais, o mais barato entre os bancos analisados. O Itaú é o segundo com menor preço, a 10,50 reais, seguido por Bradesco (12,50 reais), Banco do Brasil (13,50 reais), HSBC (13,50 reais, Santander (14 reais) e Safra (17 reais).
O pacote padronizado, conforme estipulado pelo Banco Central (BC), inclui confecção de cadastro para início de relacionamento com o banco, saque (oito por mês), extrato mensal (quatro por mês), extrato do período referente ao mês imediatamente anterior (dois por mês) e transferência entre contas na própria instituição (quatro por mês). 

Nenhum comentário: