19 de jun. de 2012

Ditadura estaria disposta a evacuar civis de zonas sitiadas

Representante do governo acusa rebeldes pelo fracasso das negociações

Destruição após ataque em Homs, na Síria Destruição após ataque em Homs, na Síria (REUTERS)
O regime do ditador sírio Bashar Assad estaria disposto a evacuar civis de áreas sitiadas por "grupos armados", afirmou nesta terça-feira uma fonte oficial do Ministério das Relações Exteriores do país.


Entenda o caso


  1. • Na onda da Primavera Árabe, que teve início na Tunísia, sírios saíram às ruas em 15 de março de 2011 para protestar contra o regime de Bashar Assad.
  2. • Desde então, os rebeldes sofrem violenta repressão pelas forças de segurança, que já mataram milhares de pessoas no país.
  3. • A ONU alerta que a situação humanitária é crítica e investiga denúncias de crimes contra a humanidade por parte do regime.
Segundo a fonte, citada pela agência estatal Sana, as autoridades fizeram "todos os esforços" para retirar civis das regiões onde "grupos terroristas armados estão presentes". O oficial acrescentou que o governador de Homs recebeu ordens de proporcionar aos cidadãos a assistência necessária após a saída deles das zonas de conflito.

Acusações - No jornal, que funciona como porta-voz da ditadura, a fonte culpou os rebeldes pelo fracasso da tentativa de evacuação, que estaria sendo negociada com os dirigentes da missão de supervisão da ONU e com as autoridades locais na província de Homs, um dos maiores redutos da oposição no país.

A versão do representante do regime é contrária à dos rebeldes, que acusam milícias apoiadas pela ditadura de Damasco de assassinar mulheres e crianças em massacres como o de Houla.

ONU - No sábado passado, a missão de observadores, composta por 300 efetivos, anunciou a decisão de suspender seus trabalhos na Síria por causa da intensificação dos conflitos no país.

(Com agência EFE)

Nenhum comentário: