25 de jun. de 2012

Mercosul suspende participação do Paraguai em cúpula

País foi excluído de reunião dos chefes de estado do bloco, que começa quinta

Lugo em reunião do Mercosul em 2010 Lugo em reunião do Mercosul em 2010 (AFP)
O Mercosul decidiu, neste domingo, suspender a participação do Paraguai da próxima cúpula do bloco, que será realizada na quinta e sexta-feira na Argentina. No encontro, serão discutidas as medidas a serem tomadas em relação ao país após o impeachment de Fernando Lugo.
Apesar da rapidez, o processo de impeachment de Lugo ocorreu dentro das regras da Constituição paraguaia. Os países vizinhos, no entanto, vêm atuando para pressionar o novo governo. Neste domingo, o ditador venezuelano Hugo Chávez determinou a suspensão do fornecimento de petróleo ao Paraguai. Cerca de 30% do óleo consumido pelo país é de origem venezuelana.
Em comunicado conjunto, Argentina, Brasil e Uruguai anunciaram a decisão de “suspender o Paraguai, de forma imediata e por este ato, do direito a participar da 43ª Reunião do Conselho de Mercado Comum e Cúpula de Presidentes do Mercosul”.
A medida foi adotada, segundo a declaração, em consideração ao Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no Mercosul, assinado em 24 de julho de 1998. O documento determina “a plena vigência das instituições democráticas” como “condição essencial para o desenvolvimento do processo de integração”.
No comunicado, Argentina, Brasil e Uruguai e os países associados Chile, Peru, Venezuela, Bolívia, Equador e Colômbia expressaram a “enérgica condenação à ruptura da ordem democrático ocorrida na República do Paraguai, por não ter sido respeitado o devido processo” no julgamento político de Lugo, destituído na sexta-feira passada.
A declaração afirma ainda que os chefes de estado considerarão na próxima sexta-feira, em Mendoza, novas “medidas a serem adotadas”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grandes coisas é esse mercosul, um antro de comunistas. O Paraguai está sendo penalizado por ser HONESTO e DEMOCRÁTICO e ter mandado às favas os comunistas psicopatas.

Paraguai só sairá ganhando não participando desse antro.