8 de set. de 2009

Senador Mão Santa do PMDB em homenagem ao Dia do Soldado




Quem teve a oportunidade de acompanhar o discurso do senador Mão Santa do PMDB em homenagem ao Dia do Soldado, no dia 25 Ago 09, sem dúvida emocionou-se. De início, lembrou da gratidão, como mãe de todas as virtudes, destacando com entusiasmo que havia sido agraciado com a Medalha do Pacificador, que apontava com devoção, presa ao seu peito, diante das câmeras. Foi uma oração sincera, pausada, que com honra e orgulho pelo galardão recebido - o único dentre os 81 senadores, como frisou - deu um passeio pela História homenageando nossos heróis soldados. Enfatizou:

"Somos felizes pelos militares que temos e vou defender a tese".

... Os militares, no Império, garantiram a unidade deste País, comandados por Caxias, o militar, o Senador. Ele deixou um grande ensinamento pra todos nós, que revivo: não humilhar os vencidos.

... Nós não temos nada a ver com a história de Cuba; nada a ver com a história da Venezuela, de Chávez; nada a ver com os aprendizes; Correa, do Equador; Moralez da Bolívia; com o padre reprodutor do Paraguai; a Nicarágua e a confusão de Honduras.
... Em nenhum instante, nem o Marechal Deodoro, nem o Floriano Peixoto - o Marechal do aço - nem o Hermes da Fonseca, nem os 5 (cinco) militares - atentai bem! - porque o que caracteriza a democracia é a divisão de poder... que o Executivo era forte, era forte... mas, existiu o Judiciário e existiu esta Casa.

... Eu conheci Castello Branco pessoalmente... ô Homem de bem! ô Homem sério! ô Homem honrado o Castello Branco! Eu o conheci. O julgamento é meu.

... As raízes dele são piauienses. Aquela Batalha do Jenipapo, que hoje é comemorada pelo Exército, foi ele que conheceu a luta dos bravos piauienses com os cearenses pra expulsar os portugueses do solo brasileiro e garantir a unidade nacional a este País, que seria dividido em 2 (dois). Então, foi Castello Branco que mandou que aquele 13 Mar fosse comemorado nacionalmente pelo Exército como uma batalha da unidade...

... Conheci Ernesto Geisel... ô Homem austero, sério, correto! Eu o conheci. E conheci João Batista Figueiredo... na minha psicologia, que sou médico, um grande Homem, um Homem de bem, um idealista, um militar. ... Deram uma missão prele: "Vai lá e faz a abertura", o Geisel disse. Era como dissesse-se prele: "Vai pro Haiti", e ele ia; "Vai pro Iraque", e ele iria. Ele era militar. Mas puro. Cidadão de bem, honrado.

... O que é a democracia... No meu entender, e entendo bem, aqui é o lugar pra dizer-se que somos os pais da Pátria. A democracia é a divisão de poder. ... Teve alternância de poder. Que eles fizeram eleição indireta, fizeram. Que eles alternaram-se, se alternaram. Isso é o que caracteriza uma democracia. E o do Piauí foi considerado. Petrônio Portella, a sua luz, o Homem convocado pra ser Presidente, o primeiro civil, a anistia, Ministro da Justiça, um ícone da redemocratização, Presidente desta Casa por 2 (duas) vezes.

... 20 (vinte) anos de mando, nenhuma indignidade, nenhuma imoralidade, nenhuma corrupção... E todos, todos deram ensinamento. O Sr. Deodoro, o Sr. Floriano Peixoto, o Dutra - que eu vi, tinha nascido. Que ensinamento belo! ... Ele entrou no lugar do Getúlio. Só um quadro pra mostrar o ensinamento dos militares a nós. Muito oportuno e atual pra esses aloprados que estão aí a assaltar este País. Dutra, no apagar do seu governo, eleito Getúlio, voltando nos braços do povo, chamou o genro e disse: "Veja uma casa preu morar". Entregou a faixa, entrou no carro do genro. Aí, era um sobrado grande. Ele parou e não quis adentrar. Disse: - "Não tenho dinheiro pra pagar essa casa. Como você faz isso?". O Marechal Dutra, ex-ministro da Guerra, ex-Presidente, sentiu que não tinha. Aí o genro disse - e esta é uma passagem bonita: - "General, Marechal, você pediu que eu resolvesse o problema. O senhor não vai pagar. Foi um amigo seu que lhe emprestou, nesta fase de transição". Então, saiu nessas condições o Marechal. São essas homenagens que eu quero dizer. E não bastava isso tudo, esses ensinamentos, por aqui passaram brilhantes militares. Caxias foi Senador.

Quem não tem saudade de Jarbas Passarinho, que ainda vive, Senador, 5 (cinco) vezes Ministro deste País. Virgílio Távora, lá do Ceará... Exemplos deles. Então, quero encerrar manifestando os agradecimentos de todos nós brasileiros pela seriedade daqueles Homens, eles são o povo, eles são filhos de famílias, como nós, os militares.

Analise o que é o ITA, em que sonhei entrar, o Instituto de Tecnologia da Aeronáutica, a Embraer, a Marinha e o nosso Exército, além das missões de segurança, os inúmeros Batalhões de Engenharia a construir neste País. Lá no meu Piauí tem 2 (dois) Batalhões de Engenharia. Mas, o mais importante eles sempre garantiram, que foi manter hasteada esta Bandeira, com a mensagem positivista "Ordem e Progresso", isso que sonhamos pro nosso Brasil. E agradecemos a participação das 3 (três) FFAA (Forças Armadas), que hoje foram homenageadas no Senado".

Nada a acrescentar, só emoção, que compartilho com todos que lerem
esta mensagem, um resumo a partir do discurso do Senador Mão Santa.

Nenhum comentário: