7 de jan. de 2014

Panasonic lança três TVs Ultra HD e abandona plasma

Fabricante japonesa apresenta aparelhos com resolução quatro vezes superior ao Full HD e dimensão de até 85 polegadas

Divulgação
Nova TV da Panasonic tem tela de 65 polegadas com resolução Ultra HD (Divulgação)
A Panasonic apresentou nesta segunda-feira sua nova linha de TVs, que será exibida durante a Consumer Electronics Show (CES), feira de tecnologia que acontece entre 7 e 10 de janeiro, em Las Vegas (EUA). A empresa exibirá 15 novos modelos de TVs, com telas de LED de tamanho superior a 39 polegadas. Os destaques ficam com as TVs de 58, 65 e 85 polegadas, que exibem imagens com resolução Ultra HD ou 4K.
A partir deste ano, a Panasonic não lançará novos modelos de TVs de plasma, tecnologia que estava presente nos principais modelos da marca no passado. No entanto, de acordo com o site The Verge, executivos da empresa afirmam que as novas TVs de LED com resolução Ultra HD oferecem qualidade de imagem superior à oferecida pelos modelos de plasma anunciados no ano passado.
As TVs com resolução Ultra HD, aposta de diversas fabricantes durante a feira, suportam imagens com resolução quatro vezes superior à oferecida pelas TVs Full HD. Embora aposte na nova tecnologia, a Panasonic anunciará 12 modelos de TVs com resolução Full HD durante a CES 2014. Quase todos os modelos lançados já estão em pré-venda nos Estados Unidos, com exceção do mais avançado, de 85 polegadas. Ainda não há previsão de lançamento dos produtos no Brasil.
As novas TVs da Panasonic são equipadas com o sistema Life+ Screen, que permite acessar serviços de vídeo sob demanda, redes sociais e navegar na internet. A plataforma permite que o usuário customize a página inicial com os aplicativos e recursos que utiliza com maior frequência. O sistema também mostra, em tempo real, recomendações sobre filmes e programas de TV, com base em informações coletadas ao longo do uso da TV.
Firefox OS – Embora já ofereça um sistema próprio para TVs conectadas, a Panasonic anunciou que o Firefox OS, sistema operacional de código-aberto da Fundação Mozilla, estará presente nas TVs no futuro. A fabricante, no entanto, não divulgou quando os primeiros televisores com a plataforma chegarão ao mercado.
A parceria não é exclusiva e outras fabricantes poderão embarcar o sistema da Mozilla no futuro. O acordo com a Mozilla, no entanto, garante que a Panasonic será a primeira a colocar TVs com Firefox OS no mercado. O sistema operacional já está presente em smartphones de baixo custo de fabricantes como LG e ZTE. Eles foram lançados em parceria com a operadora Telefônica em 2013 e estão à venda na Espanha e em países emergentes, como o Brasil.

Nenhum comentário: