9 de mai. de 2013

TRF determina retirada de índios de Belo Monte

O juiz Sérgio Wolney Guedes determinou a retirada forçada dos indígenas para que o terreno fosse desocupado

Em Altamira, índios de diversas etnias paralisaram na última semana a construção da usina de Belo Monte, projetada para se tornar a terceira maior do mundo em produção de energia, eles se opõem ao seu impacto sobre o meio ambiente e para as comunidades tradicionais da região
Desde o dia 2 de maio, índios de várias etnias ocupam o sítio Belo Monte exigindo a suspensão das obras de construção de barragens que afetam o local (Lunae Parracho/Reuters)
A desembargadora Selene Almeida do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) deferiu a reintegração de posse do canteiro de obras da usina hidrelétrica Belo Monte, em Altamira do Pará. As informações são do Ministério Público Federal (MPF). O despacho é do juiz federal Sérgio Wolney Guedes.
A determinação da Justiça permite a retirada forçada dos indígenas para a desocupação do terreno. O despacho também indeferiu os pedidos do MPF do Pará de que fosse permitida a presença de jornalistas e advogados na ocupação. O órgão ainda pedia que fosse autorizada a entrada de produtos, alimentos e utensílios essenciais à subsistência, assim como o livre acesso dos profissionais de saúde do Departamento de Saúde Especial Indígena (DSEI).
Desde o dia 2 de maio, indígenas de várias etnias ocupam o sítio Belo Monte exigindo a consulta prévia e a suspensão de estudos e obras de barragens que afetam o território local. Informações indicam que o clima no local é tranquilo.
(com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário: