7 de mai. de 2013

Papa Francisco vai visitar favela no Rio e Aparecida em SP

Pontífice participará da XXVIII Jornada Mundial da Juventude, em julho

Terra

000_DV1467832.jpg
 
O site do vaticano divulgou nesta terça-feira a agenda do papa Francisco no Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. O pontífice chega à cidade no dia 22 de julho e retorna a Roma no dia 28.

O papa Francisco visitará a comunidade de Varginha, no Complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e o Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade.

Segundo o Vaticano, o papa chega na segunda-feira, dia 22, na Base Aérea do Galeão, e segue direto de helicóptero para o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, zona sul, onde se reúne com a presidente Dilma Rousseff, com o governador Sérgio Cabral e outras autoridades. Após o encontro, que deve durar aproximadamente uma hora, o pontífice se desloca para a residência da Igreja, no Sumaré, onde ficará hospedado durante a estadia no Rio.

Na terça-feira, dia 23, o papa vai passar o dia na residência do Sumaré. No dia seguinte ao descanso, a agenda será atribulada e inclui uma visita a Aparecida, interior de São Paulo, e passeio de papamóvel.

Na manhã da quarta-feira, dia 24, o pontífice segue de helicóptero a Aparecida e participa da adoração à imagem da Virgem Maria e da missa no Santuário de Aparecida. A bordo do papamóvel, ele vai a um almoço no Seminário Bom Jesus. Por volta das 16h, o destino é o heliponto do Santuário, onde embarca para o Rio de Janeiro. Retornando à cidade, ele vai ao Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, zona norte da cidade. A perspectiva é de que o papa inaugure o Polo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), que funcionará em um dos oito prédios do hospital. O local vai acolher dependentes químicos, de álcool e drogas, especialmente do crack.

Jornada

O primeiro ato central da JMJ com participação do papa será na quinta-feira, dia. Pela manhã, às 7h30, Francisco participa de uma missa privada no Sumaré. Depois, em um carro fechado, ele vai ao Palácio da Cidade, em Botafogo, zona sul, para abençoar a bandeira olímpica. Por volta das 11h, visita a comunidade da Varginha, zona norte. A região ganhou uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em janeiro. Segundo a agenda, o papa deve circular pelo local por aproximadamente meia hora.

Após o passeio, o pontífice retorna ao Sumaré, almoça com lideranças da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e embarca às 17h10 no helicóptero rumo à praia de Copacabana. A expectativa é que ele chegue ao Forte de Copacabana e depois vá de papamóvel até o palco montado no Leme, onde será celebrada a cerimônia de acolhida.

A sexta-feira, dia 26, também começa com uma missa fechada no Sumaré. Após a oração, o papa vai à Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, zona norte, encontrar com um grupo de jovens selecionados pela Igreja. Os escolhidos vão se confessar com Francisco. O próximo compromisso é no Palácio São Joaquim, na Glória, zona sul, onde acontece o Ângelus.

Ainda no mesmo dia, entre 11h e 14h, o papa participa de uma ação com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, se encontra com patrocinadores da Jornada e integrantes do Comitê Organizador Local (COL), e ainda almoça com um grupo de jovens.

Via-Sacra

Logo depois segue para o Sumaré, onde embarca no helicóptero com destino à Praia de Copacabana, onde será realizada a Via-Sacra. No penúltimo dia da JMJ, sábado, dia 27, a manhã começa com uma missa com bispos na Catedral Metropolitana, no centro. Por volta das 11h30, o papa se reúne com membros da sociedade civil no Theatro Municipal. Após o ato, ele almoça com bispos e cardeais. Em seguida, voa de helicóptero a Guaratiba, para a vigília com os peregrinos.

De acordo com a agenda do Vaticano, no domingo, dia 28, antes das 8h, o papa retorna a Guaratiba para realizar a Missa de Envio, marcada para as 10h. Após a cerimônia que deve reunir 2,5 milhões de fiéis, Francisco tem um encontro com a coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano. Depois, ele se reúne com os 60 mil voluntários da JMJ, no Riocentro, na zona oeste, e se despede dos brasileiros na cerimônia de despedida, agendada para as 18h30.  O embarque para Roma está previsto para as 19h.

Nenhum comentário: