26 de mai. de 2013

As patentes militares

Por Márcio Cotrim


Quase todos os países possuem Forças Armadas. No continente americano, só a Costa Rica as extinguiu, nos anos 1950, e, apenas em algumas pequenas nações, elas também não existem. As forças desarmadas, que representam o poder civil, amplamente majoritário, é que dirigem o destino dos países democráticos.
Essa peculiar condição tem dado, ao longo dos anos, pretexto para agudas discussões. Há quem diga, por exemplo, que elas custam caro e, em contrapartida, formam um contingente cujo objetivo precípuo é estudar guerra e suas decorrências e nem sempre aplica esses conhecimentos porque não há guerra a guerrear. Contudo, uma cabal justificativa: defende a existência delas com “Si vis pacem, para bellum” “Se queres a paz, prepara-te para a guerra”.
Em sua estrutura operacional, os militares estão organizados em patentes, cada qual com seu berço próprio, quer ver?
Patente vem do latim patere, tornar público, indicando em que grau se encontra o militar na hierarquia. Já soldado tem berço no italiano soldato,  aquele que recebe soldo.
Cabo, por sua vez, se origina do latim caput, cabeça, no sentido de que é “pessoa que chefia”. Hoje em dia, o cabo não manda muito, mas pode consolar-se lembrando que Napoleão Bonaparte era chamado, com afeto, de le Petit Caporal, o pequeno cabo. Ele foi cabo no exército numa época em que muitos já começavam a carreira militar com patente de oficial recebida por méritos de parentesco, ou até de pura e simples compra, imagine você.
Sargento vem do latim servire, servir, atender, ajudar. De início, sua atividade era mais a de um criado, posição relativamente parecida com a de hoje. Tenente tem berço no latim tenere, manter, segurar, firmar. É alguém de confiança que garante a manutenção do lugar, da situação, do cargo na ausência do seu titular.
Capitão vem do latim caput, cabeça, aquele que manda em sua tropa. Major também tem origem no latim major (pronunciava-se máior), aumentativo de magnus, grande. Coronel vem do italiano colonello, o indivíduo comandava uma colona, ou seja, uma coluna de soldados. Atualmente, o coronel tem atribuições bem mais elevadas do que comandar uma coluna.
General vem do grego gignomai, eu nasço, passando pelo latim genere, gerar, referente à liderança da tribo inteira, chegando a geral em português, espanhol, inglês e francês. Já generalíssimo é um posto em geral associado a republiquetas — caso do ditador Rafael Leônidas Trujillo, manda-chuva da República Dominicana, uma espécie de fazenda de sua propriedade, a começar pelo nome que deu à capital do país, Ciudad Trujillo...
Outras patentes como marechal, anspeçada, comodoro, furriel, ordenança, brigadeiro e almirante vão merecer menção e explicação em outra coluna, mas desde já fica a lembrança de que, em todos os níveis aqui enunciados, seus titulares são gente idealista a serviço da pátria — com as devidas exceções que confirmam a regra…
ARSENAL — Essa palavra tem seu berço no árabe dar as-sina’ah e no italiano arzenale, literalmente casa de manufatura, local onde são guardados petrechos de guerra ou onde os navios atracam para recebê-los. O nome foi usado pelos venezianos no século 16, para uma praia onde se fazia carga e descarga de navios, e ficou consagrado como fábrica de armas e munições de guerra, e também centro de construção e reparo dos navios de guerra. Construído e pronto, o navio é incorporado a uma esquadra, da qual faz parte a mostra de armamento, que nada tem a ver com armas, e sim com armação. A armação corresponde à expressão armar um navio, provê-lo do necessário à sua utilização, e quem faz isso é o armador. Um dos mais conhecidos armadores do mundo foi o provedor de navios e navegador Américo Vespucci, cuja influência foi maior que a do próprio descobridor do Novo Mundo e que passou a ser conhecido como América, em vez de Colúmbia, como seria de maior justiça a Cristóvão Colombo. Aliás, muita gente que viaja aos EUA diz que vai à América, grande bobagem, pois se esquece de que nesse continente existem mais de 50 países. Coisas de desinformados e deslumbrados…

Nenhum comentário: