Rio - Vestido com armadura especial para controle de distúrbios urbanos, o policial que caminha pelo pátio do Batalhão de Choque (BPChoque) parece ter saído de filme de ação. Ele estava testando a nova ferramenta adquirida pela unidade para proteção dos militares em situações de conflitos. Até o fim do ano, o batalhão receberá 1.200 uniformes do tipo. A previsão é de que os primeiros cheguem até maio.

A armadura recém-chegada foi batizada pelos policiais de ‘soldado universal’. O apelido é uma referência ao filme de ficção científica com o mesmo nome lançado em 1992, por Roland Emmerich: Exército americano congela o corpo de soldados que, ressuscitados, passam a ser guerreiros indestrutíveis. O uniforme lembra também outro sucesso de bilheteria: ‘Robocop, o Policial do Futuro’, lançado por Paul Verhoeven, em 1987.

A armadura é semelhante às usadas pelas polícias francesas e inglesas, mas foi produzida no Brasil. Toda em polímero, é altamente resistente a impactos. Nos testes, agentes bateram até com barra de ferro sem machucar o modelo. “É o que há de mais moderno”, afirma o comandante, tenente-coronel Fábio Souza.


BPChoque aprova ‘armadura’ semelhante à do famoso filme | Foto: Arte: O DIA
BPChoque aprova ‘armadura’ semelhante à do famoso filme | Arte: O DIA

CAVEIRÃO RESISTENTE

Outro investimento da Secretaria de Segurança Pública em proteção para policiais são os 12 novos blindados para as polícias Civil e Militar. A previsão é que seja escolhido o modelo sul-africano Maverick, aprovado pelo Bope. O blindado suporta tiros de metralhadora ponto 30 e explosões de granadas. Alguns veículos terão canhão d’água e tanque interno com capacidade para até 5 mil litros. O equipamento é usado no controle de manifestações.

Foto: Reprodução Vídeo
Foto: Reprodução Vídeo