25 de abr. de 2012

Após Índia, Paquistão também testa míssil de longo alcance

Potências nucleares travam corrida armamentista pela supremacia na região

Cerimônia de troca de guarda na fronteira entre Índia e Paquistão Cerimônia de troca de guarda na fronteira entre Índia e Paquistão (Aman Sharma / AP)
Uma semana depois da Índia testar o seu primeiro míssil nuclear, foi a vez do Paquistão responder ao rival histórico e realizar um exercício nesta quarta-feira com o míssil balístico de longo alcance Shaheen 1A. De acordo com um comunicado emitido pelas autoridades do país, a manobra foi bem-sucedida.

O projétil paquistanês pode transportar cargas convencionais ou nucleares. O governo do país, no entanto, não detalhou o alcance exato do míssil, mas especialistas acreditam que ele poderia atingir alvos a 3.000 km.  O artefato lançado pela Índia no último dia 19 de abril tem raio de ação de 5.000 km, podendo atingir quase todos os pontos da Ásia e Europa Oriental.

Rivalidade - Potências nucleares, Islamabad e Nova Délhi permanecem envolvidos em uma corrida armamentista pela supremacia militar no Sul da Ásia. As duas nações vizinhas travam uma disputa diplomática pela região da Caxemira e travaram três guerras, em 1947, 1965 e 1971, além de alguns conflitos armados menores, desde que alcançaram a independência, há 65 anos, após a divisão do subcontinente indiano pela Grã-Bretanha.

Nenhum comentário: