21 de abr. de 2012

Secretário de Defesa visitará o Brasil na próxima semana


Leon Panetta ainda passará por Colômbia e Chile em tour pela América do Sul

Leon Panetta, secretária de Defesa dos Estados Unidos
Leon Panetta, secretária de Defesa dos Estados Unidos (Scott Olson / AFP)
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, viajará na próxima semana a Colômbia, Brasil e Chile, informou nesta sexta-feira o porta-voz do Pentágono, George Little.
Panetta fará sua primeira viagem à região como titular do Pentágono entre 23 e 27 de abril, embora já tenha visitado a América Latina quando era diretor da CIA.
Em declarações aos jornalistas, Little disse que a equipe de segurança que acompanhará Panetta, em sua maioria pessoal militar, não recebeu instruções especiais sobre como comportar-se na viagem pela região.
Little afirmou que não é necessário lembrar a ninguém qual é a conduta devida, após o escândalo com prostitutas na Colômbia na semana passada, que envolveu membros do Serviço Secreto e do Exército dos EUA.
A viagem de Panetta pela América Latina acontece em um momento no qual as Forças Armadas americanas buscam aprofundar os laços com a região, apesar das restrições nas despesas de defesa devido a pressões orçamentárias.
O antecessor de Panetta, Robert Gates, visitou a região em diversas oportunidades, sendo a última delas para participar da conferência de ministros da Defesa das Américas em novembro de 2010 na Bolívia.
(com Agência EFE)

Nenhum comentário: