1 de set. de 2013

Iraque: ataque em acampamento de refugiados deixa ao menos 19 mortos

Morreram membros de organização de oposição ao regime do Irã

Um soldado toma posição durante um ataque a rebeldes armados nos arredores de Srinagar onde segundo o exército indiano, quatro soldados morreram e outros seis ficaram feridos em um ataque contra um comboio na Caxemira indiana, na véspera de uma visita do primeiro-ministro Manmohan Singh, na segunda-feira (24)
Policiais atacaram campo de refugiados de Ashraf, perto da fronteira com o Irã (Rouf Bhat/AFP)
Um ataque policial, neste domingo, em um acampamento de refugiados deixou pelo menos 19 mortos e dezenas de feridos no Iraque. Segundo fontes citadas pela agência de notícias iraquiana "Nina", o acampamento localizado na cidade de Al Khales, na província de Diyala, é ocupado por membros da organização "Mujahedin-e-Khalq" (combatentes do povo), de oposição ao regime do Irã.
Conforme o porta-voz dos refugiados, Shahriar Kia, os policiais lançaram bombas contra o acampamento e incendiaram grande parte das propriedades dos moradores. Cinco dos mortos foram atingidos enquanto estavam com as mãos amarradas. As autoridades iraquianas não se pronunciaram sobre o ocorrido.
Cerca de 100 militantes do "Mujahedin-e-Khalq" residem no campo de refugiados de Ashraf, perto da fronteira com o Irã. Outros 3.400 foram transferidos nos últimos meses para o acampamento de Liberty, perto do aeroporto internacional de Bagdá. Este foi o primeiro passo para retirá-los do Iraque.
Os membros do grupo foram amparados e protegidos pelo então presidente do Iraque, Saddam Hussein, após o triunfo da revolução islâmica no Irã. Teerã os considera terroristas e, apesar do grupo ter renunciado às armas em 1990, alguns países ainda os mantêm na lista negra.
A organização é o principal grupo do Conselho Nacional de Resistência do Irã, que luta contra as autoridades do país. Em setembro de 2012, o grupo foi retirado da lista de organizações terroristas dos Estados Unidos.
(Com Agência EFE)

Nenhum comentário: