22 de set. de 2013

Sobe para 26 o número de cidades em SC atingidas pelas chuvas

Segundo Defesa Civil estadual, 510 famílias tiveram que deixar suas casas.
Chuva de granizo atingiu pelo menos 10 cidades catarinenses.

Cristiano Anunciação Do G1 SC
Em Rio do Sul, diversas regiões da cidade estão alagadas (Foto: Cristiano Estrela/Agência RBS)Em Rio do Sul, diversas regiões da cidade estão alagadas (Foto: Cristiano Estrela/Agência RBS)
A Defesa Civil de Santa Catarina atualizou para 26 o número de cidades atingidas pelas chuvas que caem no estado. O foi divulgado pelo órgão estadual no início da noite deste sábado (21). Levando em conta os números dos órgãos municipais do estado, cerca de 510 famílias tiveram que deixar suas casas, totalizando mais de duas mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. Em 24 cidades foram registrados estragos e dois municípios foram citados no relatório, mas tiveram apenas registro de chuva forte.
Chuva de pedra caiu em Serra Alta, no Oeste de Santa Catarina (Foto: Prefeitura de São José do Cedro/Divulgação)Chuva de pedra caiu no Oeste de Santa Catarina
(Foto: Prefeitura de São José do Cedro/Divulgação)
As fortes chuvas provocaram alagamentos e deslizamentos nos municípios de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, e Bom Retiro, na Serra catarinense. A queda de granizo afetou mais de mil casas em 10 cidades no Oeste e Norte do estado. O rio Itajaí-Açú, que corta a cidade de Blumenau, no Vale, chegou atingir o nível de 6,18 m às 8h09 deste sábado (21). Já às 21h deste sábado (21), o rio alcançava 5,97 m.
Em comunicado divulgado nesta tarde, o governador Raimundo Colombo disse que os pontos críticos estão sendo monitorados. "Toda a nossa Defesa Civil está em alerta máximo. Há chuva de granizo em diversas regiões do estado e chuvas intensas em outras regiões causando alagamentos. Nós esvaziamos as barragens e elas vão cumprir um papel estratégico na proteção", declarou.
A previsão é de que volte a chover forte na noite deste sábado (21) em Santa Catarina. De acordo com informações da Epagri/Ciram, os volumes de chuva irão diminuir um pouco, mas ainda são preocupantes em todas as regiões do estado na madrugada de domingo (22).
Vale do Itajaí
No Vale do Itajaí, aumentou o número de famílias desabrigadas. Na cidade de Rio do Sul, 124 famílias (aproximadamente 480 pessoas) estão em abrigos organizados pela Prefeitura. A estimativa é de que cerca de 210 famílias (quase mil pessoas) estejam alojadas em casas de parentes e amigos.
Oito pessoas foram resgatadas pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros (Foto: Batalhão de Operações Aéreas/Divulgação)
Em Apiúna, quatro famílias estão em um abrigo. Houve queda de energia no município devido a tombamento de postes. Em Aurora, quase 30 famílias foram encaminhadas para abrigos e as estradas vicinais estão interditadas. No município de Camboriú, uma família foi removida devido a uma ocorrência de deslizamento.
Serra
Oito pessoas foram resgatadas pelo helicóptero do
Corpo de Bombeiros
(Foto: Batalhão de Operações Aéreas/Divulgação)
Em Bom Retiro, 110 famílias tiveram que sair das suas residências. Segundo Vilmar José Peixer, secretário Municipal de Obras, as famílias foram encaminhadas para o ginásio de esportes da cidade. Na cidade de Lages, subiu para seis o número de famílias tiveram que sair de suas casas.
Grande Florianópolis
Já em Alfredo Wagner, 30 famílias também foram movidas de suas casas para locais considerados seguros pela Defesa Civil. Segundo dados da Epagri/Ciram, o município registrou o maior volume de chuva no estado nas últimas 48 horas, chegando a 134,8 mm.
Ocorrências
Além das chuvas, houve ainda queda de granizo na madrugada deste sábado (21). Conforme a Defesa Civil do estado, cerca de 1150 casas foram afetadas em 10 cidades: Campo Erê, Curitibanos, Guaraciaba, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Serra Alta.
De acordo com o órgão estadual, as cidades catarinenses que apresentaram ocorrências gerais devido às fortes chuvas foram: Apiúna, Aurora, Blumenau, Bom Retiro, Brusque, Camboriú, Campo Erê, Caçador, Curitibanos, Guaraciaba, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Lages, Rio do Sul, Rodeio, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Serra Alta, Tangará, Timbó, Timbó Grande e Urubici.

Nenhum comentário: