Queda na previsão do crescimento econômico é a quinta seguida
Terra e Agência BrasilJá a estimativa de crescimento da economia brasileira, medido pelo resultado do Produto Interno Bruto (PIB), acumula a quinta queda seguida. A última previsão era de alta de 2,53% neste ano, mas houve queda para 2,49%. A estimativa oficial de 3,5% será revista para baixo ao longo deste ano, segundo afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. As previsões do mercado financeiro para a inflação e o PIB de 2014 permaneceram inalteradas em 5,8% e 3,2%, respectivamente.
Pesquisa do BC prevê taxa básica de 9% no final do ano
A taxa básica de juros, a Selic, deve encerrar 2013 e 2014 em 9% ao ano, de acordo com a pesquisa do BC em instituições financeiras. Essa foi a terceira semana seguida em que a projeção foi ajustada para cima. Na segunda-feira passada, a estimativa era que a Selic chegasse ao final de 2013 em 8,75% ao ano.
De acordo com a mediana (desconsidera os extremos nas projeções) das expectativas das instituições financeiras, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, nos dias 9 e 10 de julho, a Selic deve voltar a ser ajustada em 0,5 ponto percentual.
Atualmente, a taxa básica está em 8% ao ano. Em maio, o Copom elevou a Selic em 0,5 ponto percentual.
A taxa Selic é usada como instrumento para influenciar a atividade econômica e, por consequência, calibrar a inflação, que tem apresentado alta no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário