22 de nov. de 2013

José Genoino teve crise de pressão alta e não infarto, aponta boletim médico

AGUIRRE TALENTO
DE BRASÍLIA
O boletim médico sobre o estado de saúde do deputado federal licenciado e ex-presidente do PT José Genoino, 67, divulgado nesta sexta-feira (22) descartou a ocorrência de infarto e o diagnosticou com crise de pressão alta e alteração de coagulação.
Preso na última sexta-feira (15) após ter sido condenado no processo do mensalão, Genoino foi transferido ontem do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para o IC-DF (Instituto de Cardiologia do Distrito Federal), após autorização do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa.
O boletim divulgado pelo IC-DF (Leia a íntegra abaixo) por volta das 13h30 afirma que, apesar de descartado o infarto, a "elevação dos níveis pressóricos (pressão arterial)" pode "comprometer o resultado da cirurgia de correção de dissecção da aorta" e a "alteração de coagulação (...) aumenta o risco de sangramentos".
Não há informações detalhadas sobre o nível da pressão dele ou sobre essas alterações na coagulação. De acordo com o boletim, Genoino encontra-se estável e deve permanecer internado até o controle da pressão e dos parâmetros de coagulação.

Luciano Veronezi/Editoria de Arte/Folhapress
BOLETIM MÉDICO
Brasília, 22 de Novembro de 2013.
O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), informa que o paciente José Genoino Neto, com histórico clínico de hipertensão arterial sistêmica (HAS), submetido à cirurgia de correção de dissecção da aorta, em julho de 2013 e acidente vascular cerebral (AVC), em agosto de 2013, foi admitido na emergência da instituição na tarde de ontem (21/11).
Após realização dos exames laboratoriais e de imagem, foi descartado infarto agudo do miocárdio e diagnosticado elevação dos níveis pressóricos (pressão arterial), que podem comprometer o resultado da cirurgia de correção de dissecção da aorta, e alteração de coagulação secundária ao uso de anticoagulante, que aumenta o risco de sangramentos.
O paciente foi reavaliado, pela manhã, encontra-se estável e deverá permanecer internado até o controle adequado da pressão arterial e dos parâmetros da coagulação.
Dra. Núbia Welerson Vieira | Diretora Médica | CRM DF 13127
Dr. João Gabbardo dos Reis | Superintendente | CRM RS 11144
TRATAMENTO
Barbosa atendeu a um pedido da defesa de Genoino. Ontem, segundo seu advogado, Luiz Fernando Pacheco, ele passou mal e teve um princípio de infarto na penitenciária.
O petista sofre de problemas cardíacos e passou por um procedimento cirúrgico em julho. O presidente do STF permitiu que ele se trate em casa ou em um hospital até que uma junta médica avalie seu quadro de saúde --o IC-DF ainda não informou se essa avaliação já ocorreu.
Genoino aguarda uma decisão de Joaquim Barbosa sobre um pedido de prisão domiciliar. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse que Genoino continuará a receber o salário de deputado --no valor de R$ 26,7 mil-- porque está de licença médica. O ex-presidente do PT foi condenado a 4 anos e 8 meses de prisão por corrupção ativa --por 9 votos a 1--, e a 2 anos e 3 meses por formação de quadrilha --por 6 a 4.
Segundo seu advogado, dentro do presídio Genoino não pode recebe os cuidados médicos que necessita. Um laudo do IML (Instituto Médico Legal) produzido na terça-feira (19) atestou a gravidade do estado de saúde do ex-presidente do PT.
Na quarta-feira (20), Genoino já havia passado mal durante a noite. Segundo seu advogado, Genoino teve que ser atendido dentro do presídio da Papuda. O ex-presidente do PT, que está na ala reservada aos presos do regime semiaberto, fez um eletrocardiograma que demonstrou "alterações". Ainda de acordo com o advogado, o médico fez um pedido para a realização de exames complementares num hospital fora do presídio, o que foi negado pelo juiz de execuções penais.

José Genoino

Pedro Ladeira - 16.nov.2013/Folhapress
 
José Genoino desembarca no hangar da PF em Brasília
CASSAÇÃO E APOSENTADORIA
Após ação do PT, a cúpula da Câmara dos Deputados decidiu na manhã de quinta-feira (21) adiar para a próxima semana a decisão sobre o que fazer com o mandato do deputado licenciado José Genoino (PT-SP), preso desde a última sexta-feira (15) devido à sua condenação no processo do mensalão.
Um dos integrantes do partido na Mesa Diretora, o vice-presidente da Casa, André Vargas (PR), pediu vistas do caso, adiando a definição para a semana que vem. "Há uma insuficiência absoluta dos dados para dar conta de uma caso especialíssimo como esse", afirmou Vargas, se referindo à comunicação genérica enviada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) à Câmara.
Numa ação casada com o PT para impedir a abertura de seu processo de cassação, o deputado licenciado José Genoino (PT-SP), preso do mensalão, pediu para a Câmara antecipar a avaliação médica que vai decidir sobre seu pedido de aposentadoria por invalidez.

Editoria Arte/Folhapress

Nenhum comentário: