25 de jul. de 2012

Presidenta vai de ônibus para a abertura


Dilma Rousseff chega a Londres nesta quarta e tem encontro com o primeiro ministro britânico David Cameron

por Luiz Fernando Sá, enviado especial a Londres
000_DV1217709.jpg
Será o comboio mais poderoso que se tem notícia. As autoridades estrangeiras que vieram a Londres para assistir à abertura das Olimpíadas – entre elas a presidenta Dilma Rousseff – seguirão juntas, de ônibus, para o evento no final da tarde de sexta-feira (27). Sairão todos do Palácio de Buckingham, onde participarão, pouco antes, de uma recepção de boas-vindas oferecida pela rainha Elizabeth II.
A abertura dos Jogos está marcada para as 21h00 (17h00 no horário de Brasília). Segundo a determinação dos anfitriões, cada chefe de Estado tem direito a levar apenas um acompanhante para a tribuna de honra do Estádio Olímpico. Dilma Rousseff deve levar a filha Paula.
Antes de seguir para o Palácio de Buckingham, a presidente terá um encontro com parte da delegação brasileira que disputa as Olimpíadas. Às 13h00 ela estará no Crystal Palace, centro de treinamento exclusivo do Time Brasil e almoçará com atletas e dirigentes, conforme havia antecipado a ISTOÉ 2016. Não terá, porém, a companhia de estrelas da equipe de natação, como Cesar Cielo, e de outras modalidades que iniciam as competições já no sábado. Estes estarão concentrados já na Vila Olímpica.
David Cameron
A presidente Dilma Rousseff chega Londres nesta quarta-feira 25 para uma visita de quatro dias. E seu primeiro compromisso tem tudo para ser o mais importante da viagem. Às 16h30 ela irá a 10 Downing Street, residência oficial do primeiro ministro britânico, para um encontro reservado com David Cameron. Será uma conversa breve, já que Cameron, como anfitrião dos Jogos Olímpicos, tem agenda repleta – há cerca de 110 chefes de Estado e governo desembarcando na cidade para assistir à abertura das Olimpíadas na sexta-feira e vários deles também devem seguir para o mesmo endereço, cujos jardins já estão devidamente decorados para a festa. A pauta do encontro não foi divulgada.
 
Dilma deve desembarcar na Inglaterra por volta das 9h00. Pousará no aeroporto de Farnborough, a cerca de 60 quilômetros da capital, famoso por hospedar uma das mais importantes feiras do setor aeronáutico no mundo. A escolha pelo local mais distante deve-se ao intenso movimento nos terminais mais centrais. Para utilizá-los, seria necessário extremo rigor nos horários de chegada e partida. No trajeto para o hotel Ritz, onde ficará hospedada, terá tratamento supervip e poderá utilizar as vias exclusivas reservadas às autoridades. Nos últimos dias, com o fechamento de ruas em função dos jogos, o trânsito de Londres, normalmente difícil, passou para a categoria caótico. As credenciais vips para usar as faixas exclusivas são raríssimas. Cada comitiva governamental que vem à cidade terá direito a apenas duas.
 
Depois do encontro com Cameron a presidenta seguirá para o London Film Museum, onde participa do lançamento da nova campanha da Embratur para divulgação do turismo no Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dilma, não nos envergonhe! Para que ir a Londres? Vai cuidar do país que a senhora está deixando desmoronar. Já reparei que quando está acontecendo algo de ruim no país, como as greves, economia estagnada, corrupção, e outras coisas mais, Dilma, como fez Lula, "desanda" viajar que é uma lástima. Não foge da raia não, gerentona, como fez o seu "criador" maléfico. O que a senhora vai apresentar lá fora???? Assassinatos, corrupção, greves, economia parada????