3 de jul. de 2012

Piloto que danificou vidraças do STF e Planalto é afastado


Acidente foi provocado por voo rasante de caça sobre Praça dos Três Poderes

Vidraças da  fachada do STF ficaram destruídas após voo rasante de caça
Vidraças da  fachada do STF ficaram destruídas após voo rasante de caça (André Borges/Folhapress)
O Comando da Aeronáutica comunicou nesta segunda-feira que decidiu afastar o piloto do caça que efetuou um voo rasante sobre a Praça dos Três Poderes, neste domingo, em Brasília, e danificou as vidraças dos prédios do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o piloto ultrapassou o limite de velocidade para manobras de demonstração, que é de 1.000 quiloômetros por hora – ele chegou a 1.100, segundo a FAB. “O piloto está temporariamente afastado das atividades aéreas, irá passar por uma avaliação operacional e poderá sofrer sanções”, diz o comunicado da Aeronáutica. Ainda segundo a Força Aérea, a  altitude mínima para manobras foi respeitada e não houve risco de acidente. 
O caso – Dois aviões de caça da FAB realizavam voo rasante durante a cerimônia de substituição da bandeira, neste domingo, em Brasília. As manobras de um deles, porém, provocaram a destruição de algumas vidraças de prédios públicos, entre os quais o Supremo Tribunal Federal. No Palácio do Planalto, vidros ficaram trincados.

Os caças eram do modelo Mirage 2000 e teriam provocado "uma onda de choque causou danos às vidraças de alguns órgãos públicos", de acordo com nota. "O Comando da Aeronáutica já iniciou a apuração das circunstâncias do fato e irá ressarcir os prejuízos decorrentes", completa o comunicado da Força Aérea Brasileira.
Apenas no prédio do STF, os danos foram calculados em 35 mil reais. A cerimônia de substituição da bandeira ocorre uma vez por mês em Brasília. 

Nenhum comentário: