12 de jul. de 2012

Metrô, chuva e alimentação: conheça os 10 "problemas" de Londres

Como em toda grande metrópole, o turista deve ficar atento aos seus pertences e se preparar para percorrer longas distâncias

Do Portal Terra
shutterstock_79557478.jpg
Falar de Londres é falar sobre uma cidade cosmopolita e de beleza e atrativos inigualáveis. No entanto, nem tudo são flores nesta cidade que, como todas as outras do mundo, tem seus problemas. Leia a lista das dez principais dificuldade que podem ser encontradas pelos turistas que se aventurarem na capital britânica:
 
Olhos atentos!
Embora Londres seja uma das cidades mais seguras do mundo, assim como toda metrópole não deixa de ter seus perigos. Em alguns lugares como estações de metrô e restaurantes, há avisos para que os turistas cuidem de seus pertences. "Pubs" e bares possuem pequenos cartazes que advertem as pessoas a terem "olhos atentos" aos seus objetos pessoais, a fim de evitar roubos. Em alguns bairros, policiais instruem os turistas a não falarem no celular e a guardarem suas câmeras fotográficas.
 
Caminhar, caminhar e caminhar...
As distâncias em Londres são enormes. Por isso, apesar de seu grande sistema de transporte, tanto os londrinos como os milhares de turistas que vierem aos Jogos Olímpicos deverão caminhar por grandes trajetos para chegar de um ponto a outro. Embora tenham o desejo de conhecer a cidade, os turistas gastarão muito tempo locomovendo-se pela capital britânica, que com certeza cansará até o maior amante das maratonas.
 
Um pouco de chuva?
As paisagens nubladas e chuvosas podem ser bonitas e até românticas para alguns turistas. No entanto, não ter um guarda-chuva pode deixá-los "ensopados", já que chove quase todo dia em Londres. É necessário sair sempre com algum tipo de proteção, pois, mesmo que a manhã esteja ensolarada, em dez minutos o "Astro-Rei" pode se esconder para dar lugar a uma verdadeira tempestade.
 
E onde comemos?
Se o plano é sair para passear e depois voltar para comer, é bom ter cuidado, pois os turistas podem ter dificuldades para se alimentar. Isso porque, na maioria dos bares e restaurantes de Londres, as cozinhas fecham por volta das 23h. A partir desse horário, a venda de bebidas permanece ativa, mas a comercialização de alimentos é interrompida. Dessa forma, é necessário calcular bem o tempo e deixar para sair depois de comer.
 
O quê? Não entendi!
Apesar Londres ser uma cidade habitada por pessoas de inúmeras nacionalidades, que falam diversos idiomas, é necessário falar e entender um pouco de inglês para sobreviver na capital britânica. Nesse caso, a organização dos Jogos Olímpicos tem se preparado e já pagou cursos de outros idiomas para os profissionais que vão trabalhar no principal evento esportivo do mundo.
 
Aí vem a multidão!
A cada ano, Londres recebe a visita de mais 30 milhões de pessoas, número que a classifica como uma das cidades que mais recebe turistas em todo o mundo. Com isso, os pontos turísticos, locais muito "requisitados" em viagens, encontram-se quase sempre lotados, e, certamente, nos Jogos Olímpicos não será diferente. Portanto, é bom as pessoas que forem a Londres já se prepararem para enfrentar inúmeras filas e aglomerações.
 
Perdido no subsolo
Inúmeras baldeações, diversas plataformas em uma só estação, 15 linhas de metrô, fechamento aos fins de semana. Esses são alguns dos problemas que serão encontrados pelas pessoas que optarem por se locomover pelo "tube", como é chamado o metrô, em Londres. Em um labirinto... É assim que o turista que nunca usou o meio de transporte público subterrâneo inglês se sentirá nas estações de metrô britânicas, principalmente se observar os "mapas instrutivos", que se tem a função de ajudar as pessoas, só servem para confundi-las ainda mais.
 
Ande pela esquerda, por favor!
Diferente de quase todas as capitais do mundo, onde os carros circulam pela pista da direita, em Londres acontece o oposto. Na capital britânica, os automóveis andam pela esquerda, algo que pode ser perigoso aos visitantes que não estão acostumados com tal costume. Apesar de não parecer, essa diferença pode causar acidentes e atropelamentos até que os visitantes se adaptem.
 
Pouco dinheiro no bolso...
Londres é uma das cidades mais caras do mundo e isso reflete diretamente no bolso dos turistas. Da comida ao transporte, os preços são elevados para os patamares latino-americanos. A passagem de ônibus custa pouco mais de 3 libras e uma garrafa de água pode valer 2,50 libras, preços absurdos se comparados aos das outras partes do mundo.
 
Sem serviço
Lojas de conveniência, farmácias, lavanderias e outros serviços são difíceis de se encontrar em zonas turísticas de Londres. Enquanto no centro da cidade pode haver algumas empresas, a realidade é que os visitantes "podem quebrar a cabeça" tentando encontrar alguns desses lugares perto de seu hotel. Para achar algo, é necessário andar muito.

Nenhum comentário: