21 de set. de 2016

No dia das eleições Tribunal autoriza Forças Armadas em oito Estados



Entre a véspera da votação e a data do pleito, tropas estarão em cidades como o Rio de Janeiro ( Foto: AGÊNCIA BRASIL )
Brasília. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou ontem que as Forças Armadas atuem em municípios de oito Estados no primeiro turno das eleições, marcado para 2 de outubro. Entre sábado, véspera da votação, até domingo, dia do pleito, as tropas estarão em cidades do Acre, de Alagoas, do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e de Tocantins.
A corte atendeu a pedidos encaminhados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que recebem as solicitações dos juízes eleitorais locais.
Apenas o Piauí teve o pleito indeferido pelo relator do caso, ministro Herman Benjamin. Ele afirmou que o governo estadual, em parecer anexado ao processo, disse estar apto a garantir a segurança durante as eleições.
Apoio fundamental
Relatora da solicitação apresentada pelo Rio Grande do Norte, a ministra Rosa Weber considera que o apoio é fundamental para o transcorrer do processo eleitoral no Estado.
"Em razão da crise na segurança pública e o risco de comprometimento, não só da normalidade das eleições, como da própria integridade física dos eleitores, eu defiro o pedido", justificou a ministra. O envio das tropas já havia sido autorizado pelo presidente da República, Michel Temer (PMDB), a quem as Forças Armadas são subordinadas, em decreto assinado em agosto.

Nenhum comentário: