17 de mar. de 2012

EUA alertam Iraque sobre fluxo de cargas entre Irã e Síria

Espaço aéreo iraquiano estaria sendo usado na rota para a troca de material bélico entre as ditaduras de Mahmoud Ahmadinejad e Bashar Assad

Manifestantes pedem a saída de Bashar Assad do poder, em frente à embaixada síria de Londres

Manifestantes pedem a saída de Bashar Assad do poder, em frente à embaixada síria de Londres (Luke MacGregor / Reuters)

Preocupados com carregamentos que estariam sendo enviados do Irã para aSíria, passando pelo espaço aéreo iraquiano, os Estados Unidos pediram o esforço de Bagdá para impedir este fluxo de cargas.

"Estamos consultando o Iraque sobre os voos de cargas iranianas que atravessam o país rumo à Síria", disse nesta sexta-feira a porta-voz do Departamento de Estado americano, Victoria Nuland. "Qualquer exportação de armas ou materiais relacionados do Irã a qualquer destino seria uma violação da resolução 1.747 do Conselho de Segurança da ONU", afirmou Nuland. A resolução, aprovada em março de 2007, proíbe o comércio de material bélico com o Irã.

Nuland quer que o Iraque, localizado entre o Irã e a Síria, se assegure que não está sendo cúmplice de nenhuma violação e nem ajudando a armar a ditadura de Bashar Assad. A porta-voz acrescentou que qualquer armamento enviada ao regime sírio será usada na brutal repressão aos civis no país.

Nenhum comentário: