7 de mar. de 2012

Ação unilateral contra Síria seria um erro, defende Obama

Apesar do discurso cauteloso, o presidente norte-americano sugeriu que o governo de Bashar al-Assad estaria perto do fim

Do Portal Terra

000_Was6276146.jpg

Levar a cabo uma ação unilateral contra a Síria seria um erro, defendeu o presidente americano, Barack Obama, nesta terça-feira (6), em Washington. A declaração foi dada durante sua primeira entrevista coletiva do ano, quando questionado sobre possíveis soluções da comunidade internacional à crise síria.

Obama descartou um ação direta sobre Damasco argumentando que a Síria "não é a Líbia", em referência à intervenção que, em 2011, permitiu a queda do regime de Muammar Kadafi. Não obstante, Obama sugeriu que o governo de Bashar al-Assad, o presidente sírio, estaria perto do fim. "Não é uma questão de se Assad partirá, mas quando (isso acontecerá)", afirmou.

Esta é a primeira entrevista coletiva de imprensa geral convocada por Obama desde o final do ano passado. Anunciada nessa segunda-feira (5) pelo porta-voz da Casa Branca, ela ocorre no mesmo momento em que o eleitorado republicano de 10 Estados vai às urnas pela Super Terça para eleger mais de 400 delegados. Obama criticou a postura dos republicanos no tocante à questão da crise com o Irã, dizendo que eles "não têm muita responsabilidades".

Nenhum comentário: