30 de mar. de 2010

Farc divulgam local onde estão restos de refém morto em cativeiro

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) já divulgaram as coordenadas do local exato onde estão os restos do capitão Julián Guevara, capturado em 1998 e morto em cativeiro em 2006, informou a emissora Telesur. A guerrilha anunciou a intenção de entregar os restos de Guevara há quase um ano. Na mesma época em que tinha prometido soltar o sargento Pablo Emilio Moncayo e o soldado Josué Daniel Calvo, libertados nesta terça-feira e no último domingo (28), respectivamente.

Na última sexta-feira (26), contudo, as Farc disseram que a entrega dos restos de Guevara não seria possível, pois 'o Exército ocupava a área' em questão, que até então não havia sido especificada.

Calvo foi incluído na operação porque seu estado de saúde estava debilitado. Ele foi resgatado pela missão humanitária integrada por membros do grupo Colombianos pela Paz, da senadora Piedad Córdoba; do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV); representantes da Igreja Católica local e uma tripulação da Força Aérea Brasileira (FAB). A mesma delegação atuou no operativo desta terça-feira.

Nenhum comentário: