16 de mar. de 2017

Códigos de segurança do WhatsApp e Telegram não impedem ação de hackers

Vírus pode ser escondido em imagem e ativado quando ela é clicada, permitindo acesso a fotos, mensagens e toda a conta do usuário

Uma companhia de segurança informática revelou nesta quarta-feira ter descoberto uma falha nos populares serviços de mensagens Telegram e WhatsApp, que permitiria hackear contas de usuários servindo-se do sistema de codificação que supostamente protege a confidencialidade de suas mensagens.
Vírus escondido em imagem pode ser ativado com um clique e entregar a conta ao invasor Reprodução
A companhia americana Check Point Software Technologies afirma em um comunicado que o Telegram e o WhatsApp, alertados por ela no dia 8 de março, consertaram o problema.
saiba mais
Não informou, no entanto, quantas contas puderam efetivamente estar comprometidas, mas afirma que esta falha representava um perigo para "centenas de milhões" de usuários que têm acesso às plataformas a partir de um navegador de Internet (em oposição aos que o fazem através de aplicativos móveis propostos pelos dois serviços).
Segundo os investigadores da Check Point, "apenas enviando uma inocente foto, um atacante pode tomar o controle da conta, ter acesso ao histórico de mensagens, a todas as fotos compartilhadas (no serviço), e enviar mensagens no lugar dos usuários".
O hacker, efetivamente, podia camuflar um vírus na imagem, que era ativado quando o destinatário "clicava" nela.
WhatsApp e Telegram utilizam uma codificação que garante que apenas o remetente e o destinatário das mensagens possam ver seu conteúdo. Mas, subitamente, os dois aplicativos não tiveram como detectar se este conteúdo inclui vírus.
Para resolver o problema, os dois serviços validam a partir de agora o conteúdo enviado pouco antes de sua codificação, o que permite bloquear o vírus, acrescenta Check Point.
Com informações da AFP Fórum

Nenhum comentário: