23 de jan. de 2016

Rascunho do IR 2016 foi utilizado por 175 mil contribuintes; saiba usar

Nesta ferramenta, pessoas podem lançar operações ao longo do ano.
Quando chegar a hora de declarar IR, contribuinte pode importar arquivo.

Alexandro MartelloDo G1, em Brasília
O rascunho do Imposto de Renda 2016 foi baixado por cerca de 175 mil contribuintes, segundo números da Secretaria da Receita Federal. Isso representa crescimento de mais de 150% em relação ao IR 2015, quando o rascunho foi utilizado por 69 mil pessoas.
Apesar do crescimento da ferramenta neste ano, ela ainda é pouco utilizada quando se compara com o universo de contribuintes que estão aptos a entregar a declaração do IR. Em 2015, o Fisco recebeu 27,8 milhões de declarações de Imposto de Renda até 30 de abril – o prazo legal – e este número tende a subir neste ano.
"É boa procura [pela ferramenta do rascunho do IR], mas se olhar o univeso total de contribuintes, ainda é pequena", avaliou o supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir.
Como usar
Por meio do rascunho, o contribuinte pode lançar operações ao longo do ano e, quando iniciar a temporada de declaração do IR, em março, apenas importar o arquivo – facilitando sua vida.
O documento apenas serve para facilitar o preenchimento da declaração e não é oficial. Pode-se colocar nele informações de bens e direitos, como a compra de um imóvel ou veículo, assim como gastos dedutíveis realizados no ano passado, como os com saúde e instrução.
O aplicativo de Rascunho do IR 2016 está disponível na página da Receita Federal na internet. Clique aqui para acessar
O aplicativo traz campos semelhantes à própria declaração do IR. É possível já incluir os dados de identificação do contribuinte, rendimentos, bens, dívidas e informações de terceiros, como dependentes e cônjuge.
Para saber se é mais vantajoso optar pelo modelo simplificado ou completo, o programa da Receita também já mostra, no quadro “Opção”, no canto esquerdo do monitor, qual será o valor da restituição ou do imposto a pagar.
Facilidade
"A vantagem para quem já possui o rascunho é a  facilidade – fica bem melhor fazer o fechamento da declaração, assim como sua entrega. Em alguns casos o valor a pagar ou a restituir já é identificado de forma antecipada. E existe a possibilidade de modificar a opção pelo modelo completo ou simplificado, de forma antecipada e, fazer o planejamento financeiro se houver imposto a pagar", avaliou o coordenador do Curso de Ciências Contabéis da Faculdade Santa Marcelina (FASM), Reginaldo Gonçalves.
Segundo ele, a orientação é que o contribuinte busque tirar dúvidas e faça uma revisão das informações com quem tem familiaridade com a elaboração do Imposto de Renda. "Mesmo com a facilidade, o documento [rascunho] poderá ser preenchido de forma incorreta. E se houver simplemente a cópia do rascunho e houver erros, o contribuinte será chamado a dar explicações na Receita Federal sobre os valores ali consignados", explicou.
O rascunho ficará disponível para os contribuintes até o dia 28 de fevereiro de 2016. Ele poderá ser utilizado por meio de desktops e dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Há versões disponíveis para os sistemas operacionais Android e IOS.

Nenhum comentário: