7 de jun. de 2014

Veterano foge de asilo para ir à cerimônia do Dia D

Funcionários demoraram horas para perceber ausência do britânico de 89 anos, que saiu da residência no sul da Inglaterra e conseguiu chegar até a Normandia

O veterano Bernard Jordan em uma foto recente e um retrato tirado em 6 de junho de 1944, o Dia D
O veterano Bernard Jordan em uma foto recente e um retrato tirado em 6 de junho de 1944, o Dia D (Divulgação/Gracewell Healthcare)
Um veterano britânico da II Guerra Mundial fugiu de uma casa de repouso para participar da cerimônia de comemoração dos 70 anos do Dia D, nesta sexta-feira. Bernard Jordan, de 89 anos, havia pedido para fazer parte de uma excursão com destino à Normandia, na França, local do histórico desembarque aliado. Mas a administração do asilo não conseguiu incluí-lo no grupo, então Jordan decidiu resolver a questão por conta própria.
Ele escondeu suas medalhas embaixo de uma capa de chuva e fugiu da casa, localizada na cidade de Hove, no sul da Inglaterra, na manhã de quinta-feira. Funcionários acionaram a polícia horas depois, ao perceberem a ausência de Jordan, veterano da Marinha Real que décadas atrás auxiliou o desembarque das tropas aliadas em solo francês.
Segundo o jornal britânico Daily Telegraph, a polícia fez buscas pela região, em hospitais, ônibus e táxis. Foi apenas por volta das 22h30, pelo horário local, que os responsáveis pelo asilo receberam um telefonema de outro veterano informando que Jordan estava na França.
"A residência recebeu um telefonema de um veterano mais jovem de Brighton que disse que havia se encontrado com o idoso a caminho da França e que ele estava a salvo e bem em um hotel de Ouistreham (Normandia)", afirmou um porta-voz da polícia.
"Falamos com o veterano, que telefonou para a sua residência nesta sexta-feira, e nos alegramos pelo fato de ele estar bem", acrescentou. Segundo a polícia, Jordan afirmou que "seus amigos garantirão que ele retorne a Hove de forma segura" nos próximos dias, após o fim das celebrações.
(Com agência France-Presse)

Nenhum comentário: