9 de jun. de 2014

Militares são atacados no Complexo da Maré

Patrulha foi alvo de disparos e tijolos quando passava perto de uma festa na favela Nova Holanda. O conjunto de favelas fica entre a Avenida Brasil e a Linha Vermelha, principal rota de passagem de turistas que saem do Galeão

Daniel Haidar, do Rio de Janeiro
Batalhão de Operações Especiais (Bope) e outros policiais militares ocupam o Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio
Batalhão de Operações Especiais (Bope) e outros policiais militares ocupam o Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio (Maurício Fidalgo/Futura Press)
Militares da Força de Pacificação foram atacados nas proximidades de uma festa na favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, na madrugada desta segunda-feira. Criminosos arremessaram tijolos, bombinhas de festa junina e pedras em uma patrulha que passava pelo local. Também foram feitos disparos por bandidos que estavam em cima de lajes na região, de acordo com comunicado divulgado pelo Exército.
O incidente ocorreu perto do CIEP Elis Regina. Militares chegaram a efetuar disparos de avertência para o alto. Antes disso, a tropa respondeu com munição de baixa letalidade. De acordo com o comunicado do Exército, "os militares realizaram as ações previstas nas regras de engajamento, empregando o princípio da proporcionalidade e progressividade das ações, buscando evitar danos à população civil e à própria tropa".
Os militares ordenaram o encerramento da festa por volta de 4 horas da manhã desta segunda-feira. Não houve feridos. O conflito foi mais um incidente entre moradores e militares no Complexo da Maré. Desde o fim de março, a Maré está ocupada pela Força de Pacificação. Os militares tentam estabilizar a região antes da instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no segundo semestre. O conjunto de favelas fica entre a Avenida Brasil e a Linha Vermelha, principal rota de passagem de turistas que saem do Aeroporto Internacional do Galeão.

Nenhum comentário: