30 de nov. de 2011

Embaixada no Irã: EUA e França pedem esclarecimentos

Após invasão, Reino Unido expulsou diplomatas iranianos de Londres e fechou sua representação em Teerã

AFP

000_Nic6033893.jpg

Os Estados Unidos pediram clareza do Irã sobre se protegerão os diplomatas estrangeiros, após o ataque à embaixada britânica em Teerã. A Casa Branca também apoiou a medida britânica de expulsar diplomatas iranianos de Londres em resposta aos ataques, que aumentaram ainda mais as tensões entre Teerã e o Ocidente, enquanto o impasse nuclear se aprofunda.

"Estamos buscando alguma clareza do regime iraniano de que eles vão fazer jus as suas obrigações internacionais para proteger o bem-estar e a segurança dos diplomatas", disse Josh Earnest, um porta-voz da Casa Branca. Earnest também pediu que o Irã condene as mobilizações na embaixada Britânica e demandou que aqueles que participaram do ataque sejam responsabilizados.

"Estamos obviamente aliviados que diplomatas britânicos parecem ter saído com segurança do Irã", disse Earnest a bordo do Força Aérea Um. "Vimos os relatos de que o governo britânico pediu para que todos os diplomatas iranianos deixem Londres. Nós apoiamos os aliados britânicos nesse pedido".

França convoca embaixador 'para consultas'

A França decidiu "convocar para consultas" seu embaixador no Irã e reiterou ao encarregado de negócios iraniano em Paris a sua firme condenação pelo saque da embaixada britânica em Teerã, declarou nesta quarta-feira à noite o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

"Levando-se em consideração esta violação flagrante e inaceitável da Convenção de Viena sobre as relações diplomáticas e a gravidade da violência, as autoridades francesas decidiram convocar para consultas o embaixador da França no Irã", declarou o porta-voz do ministério, Bernard Valero, em um comunicado.

"A França denunciou ontem (terça-feira) da maneira mais firme o saque da embaixada britânica em Teerã. Hoje, o chefe de gabinete do ministro (das Relações Exteriores, Alain Juppé) convocou o encarregado de negócios em Paris para reiterar a condenação da França e para lembrar as autoridades iranianas de suas obrigações", acrescentou.

O Reino Unido expulsou diplomatas iranianos de Londres e fechou sua embaixada em Teerã nesta quarta-feira, depois que a missão foi atacada por manifestantes furiosos com as novas sanções contra o programa nuclear da República Islâmica. O ministro das Relações Exteriores, William Hague, também acusou o governo iraniano de apoio tácito ao ataque de terça-feira, apesar de ter dito, em Londres, que não cortou totalmente as relações diplomáticos.

Nenhum comentário: