18 de abr. de 2018

CML apura tiros disparados contra a tropa na Vila Kennedy

Incidente aconteceu nesta terça-feira

Por O Dia
CML apura tiros disparados contra a tropa na Vila Kennedy
CML apura tiros disparados contra a tropa na Vila Kennedy -
Rio - O Comando Militar do Leste (CML) apura de onde partiram os disparos feitos em direção à tropa do Exército na Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio. O incidente aconteceu na noite desta terça-feira. No entanto, o coronel Carlos Cinelli, porta-voz do CML e do Comando Conjunto de Operações, informou que ninguém ficou ferido. "Na passagem pelo suposto local de onde teriam partido disparos, nada foi identificado", informou, em nota. 
Segundo Cinelli, a presença das forças militares na Vila Kennedy está garantida ao menos até o fim deste mês. "Embora até ontem nós não tivéssemos dados objetivos e a sensação de segurança ser algo muito subjetivo, hoje houve a boa notícia de que os indicadores de letalidade violenta e roubo de veículos caíram na região, o que nos mostra que o trabalho está sendo executado de maneira efetiva. Estamos lá, com os mesmos objetivos desde o início, durante o dia e em parte da noite, em apoio à Polícia Militar", disse.
Ainda segundo o coronel, o Exército deve deixar a comunidade após o término da "reciclagem" dos policiais militares do 14º BPM (Bangu). "A Vila Kennedy foi a primeira onde fizemos essas ações, e esse é o modelo que vamos replicar em outras localidades. Esperamos que em breve a PM possa reassumir a totalidade do patrulhamento, mais capacitada para impedir o retorno da criminalidade", declarou
Laboratório para intervenção
A Vila Kennedy foi a comunidade escolhida como laboratório para as ações da intervenção federal na segurança pública. Apesar disso, o local ainda sofre com a violência. Moradores relatam que, na madrugada desta segunda-feira, duas escolas municipais foram saqueadas e vandalizadas.
A Escola Municipal Cel José Gomes Moreira, na Rua Elmo Corrêa, que fica na localidade conhecida como Malvinas, teria sido invadida e revirada por bandidos, que chegaram a pichar o muro com a sigla de uma facção criminosa. A unidade chegou a suspender as aulas da manhã de ontem, e voltou a funcionar normalmente no período da tarde. Um Centro de Educação Infantil, também municipal, que funciona no mesmo quarteirão, também teria sido invadido. Procurada, a Secretaria Municipal de Educação não se manifestou.
"Isso é uma vergonha, um absurdo. Roubar escola, prejudicar crianças. Não se tem paz em mais lugar nenhum dentro da comunidade", comentou um morador, que prefere não se identificar. Moradores ainda falam que a presença de bandidos nas ruas da Vila Kennedy não diminuiu.
"Logo com a chegada do Exército até houve uma retraída, teve aquela comoção com a revitalização da Praça Miami, os traficantes saíram um pouco de cena. Mas já está tudo como antes", desabafou outro morador, que diz passar frequentemente por homens armados nas ruas próximas de onde mora. Ele também relatou ter ouvido tiros no início da noite de domingo, no início da madrugada de sábado e na tarde de sexta-feira.

Nenhum comentário: