19 de dez. de 2017

PF prende suspeitos de integrar esquema criminoso no Galeão

Agentes cumprem 36 mandados de prisão e um de condução coercitiva em operação. Além de tráfico internacional de drogas, a quadrilha também atua no contrabando e no desvio de bebidas de aeronave

Rio - A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira, 24 suspeitos de integrar um esquema criminoso no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. Além de tráfico internacional de drogas, a quadrilha também atua no contrabando e no desvio de bebidas de aeronave. Na operação, denominada de 'Rush', os agentes cumprem 36 mandados de prisão e um de condução coercitiva contra funcionários e terceirizados da Infraero e da Receita Federal.
Polícia Federal realiza operação no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão Reprodução TV Globo
As investigações começaram após a PF descobrir que uma mala foi despachada do Rio em um voo para Amsterdam, em fevereiro, mas em nome de um casal que foi para Salvador. A bagagem retornou ao Galeão e os agentes encontraram 37kg de cocaína.
De acordo com a PF, os funcionários do aeroporto escolhiam um passageiro de forma aleatória, imprimiam um tíquete com o nome dele e colocavam em uma mala com drogas. Depois, eles mandavam a bagagem para um voo internacional, que normalmente tinha como destino a Europa. Segundo as investigações, as bolsas não eram vistoriadas.
A PF mostrou ainda que os funcionários de empresas aéreas e da Receita Federal também facilitavam a saída de malas com roupas e eletrônicos. O núcleo de desvio de bebidas nas aeronaves era o local onde os funcionários de “cattering” (que fornecem suprimentos para empresas aéreas), com apoio de vigilantes, furtavam bebidas de aeronaves e vendiam para uma rede de receptadores.

Nenhum comentário: