5 de dez. de 2017

EUA e Coreia do Sul iniciam série de exercícios militares

Simulação começa cinco dias depois do teste norte-coreano de um potente míssil balístico intercontinental
As manobras batizadas de 'Vigilant Ace' envolvem mais de 230 aviões, incluindo caças F-22 Raptor, e dezenas de milhares de soldados ( Foto: Agência France Presse )
Washington/Seul. Estados Unidos e Coreia do Sul iniciaram ontem um grande exercício aéreo conjunto, uma operação que Pyongyang chamou de "provocação total", poucos dias depois do lançamento de um potente míssil norte-coreano.
O exercício de cinco dias, batizado de Vigilant Ace, envolve mais de 230 aviões, incluindo caças F-22 Raptor, e mobiliza dezenas de milhares de soldados. Durante o fim de semana, o jornal estatal norte-coreano Rodong denunciou as manobras.
"É uma provocação aberta, em todos os níveis, contra a Coreia do Norte, que poderia resultar em uma guerra nuclear a qualquer momento", afirmou a publicação em um editorial.
"Os belicistas americanos e sua marionete sul-coreana fariam bem em recordar que seu exercício militar dirigido contra a Coreia do Norte será tão estúpido como um ato que precipita sua autodestruição". O ministério norte-coreano das Relações Exteriores acusou no sábado (2) o governo de Donald Trump de "querer a guerra nuclear a qualquer preço" com esta simulação.
O exercício anual começou cinco dias depois do teste norte-coreano de um míssil balístico intercontinental (ICBM), supostamente capaz de atingir o território dos Estados Unidos. Em um momento de grande tensão, no domingo (3) o influente senador republicano Lindsey Graham citou o fantasma de uma guerra preventiva.
A Coreia do Norte lançou na quarta-feira passada (29/11) um novo tipo de míssil Hwasong 15, com capacidade de transportar uma "ogiva pesada extragrande" e que pode atingir todo o território continental dos Estados Unidos. Segundo o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, com o teste o país alcançou o objetivo de tornar-se um Estado nuclear de pleno direito.
ONU
O secretário-geral adjunto da ONU para Assuntos Políticos, o americano Jeffrey Feltman, realizará entre amanhã e sexta-feira uma visita oficial à Coreia do Norte, anunciou ontem o porta-voz das Nações Unidas, Stéphane Dujarric.
Trata-se da primeira visita de Feltman a esse país desde que assumiu sua função em 2012, detalhou a ONU.
A visita ocorre após um convite dos norte-coreanos ao secretário-geral da ONU, António Guterres, durante a Assembleia Geral da organização em setembro, acrescentou Stéphane Dujarric.

Nenhum comentário: