30 de ago. de 2017

Harvey bate todos os recordes de chuva no Texas

Harvey bate todos os recordes de chuva no Texas
Foto divulgada pela NASA no dia 29 de agosto de 2017, tirada pelo astronauta Randy Bresnik, mostra a tempestade Harvey, no dia 28 de agosto de 2017, no Texas - NASA/AFP
A imensa quantidade de chuva que caiu no Texas em razão da tempestade Harvey bateu o recorde de precipitação neste estado do sul dos Estados Unidos, anunciaram nesta terça-feira as autoridades meteorológicas.
“O recorde de precipitação total para um sistema ciclônico foi ULTRAPASSADO!”, tuitou o National Weather Service de Houston.
Esses dados se apoiam nas leituras pluviométricas realizadas no sudeste de Houston, de acordo com o National Hurricane Center.
O indicador “Mary’s Creek na Winding Road registrou 125,27 centímetros às 9h00 (11h00 de Brasília)”, indicou o centro meteorológico.
“Este total é superior ao recorde anterior de 121,9 centímetros estabelecido durante o ciclone tropical Amelia de 1978 em Medina, no Texas”, acrescentou.
O porta-voz do National Hurricane Center, Dennis Feltgen, indicou que este recorde provavelmente será válido para todo o continente dos Estados Unidos.
“Este é um recorde para o Texas e preliminarmente um recorde continental para os Estados Unidos”, disse à AFP.
No entanto, a confirmação levará “semanas”, porque os especialistas devem verificar os registros de precipitação.
Harvey, um furacão de categoria 4 em uma escala de 5, atingiu o Texas na sexta-feira. Desde então, foi degradado para o status de tempestade tropical, mas continua a despejar enormes quantidades de chuva no Texas e na Louisiana.

Nenhum comentário: