Recurso foi desenvolvido pela empresa Gênio Azul

A iniciativa do MEC é importante porque a área de Tecnologia da Informação (TI) é promissora, em termos de geração de emprego. De acordo com a Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), em 2020 o Brasil pode ter um déficit de até 408 mil profissionais de TI. Pensando neste mercado crescente e na importância do ensino da lógica de programação nas escolas, a empresa Gênio Azul desenvolveu o projeto Code Dominó para tornar o conteúdo mais acessível para a educação básica. O estudo conta com o apoio da Funcap através do edital Inovafit.
O dominó
O Code Dominó é uma plataforma de ensino de lógica de programação para crianças entre 4 e 15 anos composta de aplicativo, dominó de madeira e robô. Segundo, Kátia Ribeiro, pedagoga, especialista em informática na educação e diretora pedagógica da empresa, a escola é um lugar de socialização e compartilhamento de saberes e, por isso, precisa se apropriar desse conhecimento e repassá-lo aos alunos. “Através do ensino da lógica de programação e da robótica, é possível desenvolver o raciocínio lógico matemático e criativo”, explica.
A plataforma é composta de um dominó de madeira, onde cada peça representa um comando que controla um robô. Isso permite que a criança consiga entender a lógica de programação na prática, pois ela aplica a fórmula e o robô identifica e executa os movimentos e ações referentes. A programação pode ser feita em grupo ou individual.
O robô é o item mais caro do conjunto, mas pensando na acessibilidade do produto também para as escolas públicas, a empresa criou um robô virtual, tornando possível a programação e a execução dos códigos. “Pensamos na transformação da sociedade com mais acesso e oportunidades, isso passa por pensar em soluções de baixo custo e que facilitem o acesso a todos”, afirma Kátia.
Responsabilidade social
O projeto também versa sobre a desigualdade de gênero presente no meio da Tecnologia da Informação. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), realizada em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 20% dos profissionais de TI no Brasil são mulheres. Para a empresa, o ensino tecnológico tem a capacidade de auxiliar na igualdade de gênero no trabalho, pois incentiva, ainda na educação básica, tanto meninos quanto meninas a criarem interesse pelo assunto.
Vale ressaltar que, como a proposta da Gênio Azul é popularizar a lógica de programação e a robótica, tanto o dominó quanto o robô têm código aberto, podendo ser replicados através da licença Creative Commons. O criador do Code Dominó, professor Daniel Chagas, acredita que esse tipo de iniciativa poderá revolucionar o ensino público brasileiro. Além disso, o equipamento se propõe a materializar a programação, saindo do campo da abstração. “Ao transformar cada linha em peças de dominó, o código torna-se palpável e passível de ser trabalhado em grupo”, comenta.
De acordo com Kátia, o apoio da Funcap está sendo fundamental para alcançar os objetivos. “O projeto Code Dominó ganha asas para voar graças a esse apoio”, comenta. Com o progresso da pesquisa, a empresa busca tornar o produto mais barato e fácil de montar, com mais possibilidades para pais, alunos e professores. A Gênio Azul também pretende chegar ao mercado internacional com a tecnologia cearense. O objetivo é “mostrar que iniciativas livres, com foco nos problemas locais e no uso de criatividade e inovação, podem ajudar bastante na construção de um mundo melhor”.
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