2 de mai. de 2017

Eike pagou dívida de campanha de Haddad, diz Mônica Moura

Mulher do marqueteiro João Santana relatou ao TSE que o empresário pagou R$ 5 milhões ao casal no exterior, referentes a serviços prestados ao ex-prefeito

O empresário Eike Batista pagou uma dívida de 5 milhões de reais da campanha de 2012 de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo, disse a empresária Mônica Moura em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo Mônica, coube ao então tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, resolver o impasse do pagamento.
“Sempre tinha uma dívida que rolava. Isso era absolutamente natural, absolutamente normal. Tinha vezes que a gente fazia tantas campanhas que as dívidas se misturavam”, disse a mulher do marqueteiro João Santana, uma das testemunhas ouvidas pela Justiça Eleitoral no âmbito da ação que apura se a chapa de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) cometeu abuso de poder político e econômico para se reeleger em 2014.
Durante o depoimento, ela foi questionada sobre depósitos feitos em uma conta na Suíça mantida por Santana.
“Às vezes o próprio PT não sabia mais o que estava pagando. Se era 2010, se era 2012, se era Patrus (Patrus Ananias, hoje deputado federal), se era Haddad, era uma confusão de dívidas e essa dívida também ficou para o ano seguinte, só que essa em 2013 já também o Vaccari me chama e resolve através do Eike”, contou a delatora.
O pagamento no exterior teria sido acertado diretamente com o executivo Flávio Godinho, homem de confiança de Eike. Fez-se então um contrato de trabalho de três páginas, “bem simplesinho”, segundo Mônica.
“Essa história é engraçada. Esse trabalho existiu, no fim das contas, porque o João fez um trabalho primoroso de pesquisa e contextualização de uma empresa que o Eike queria montar na Venezuela, em Angola, ligada a petróleo e energia”, detalhou.
A empresária disse não ter a “menor noção” de qual tipo de negócio Eike poderia ter que o interessasse a pagar a dívida de uma campanha do Haddad. “Na verdade, ele nem sabia que estava pagando a campanha do Haddad, ele estava pagando uma dívida do PT. Eu imagino hoje, lendo tudo que eu leio. Ele estava pagando uma dívida do PT”, afirmou a mulher de João Santana.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a assessoria do ex-prefeito informou que João Santana e Mônica Moura “jamais cobraram da campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo qualquer valor além do contrato cujo saldo, ao final da campanha, foi assumido pelo Partido dos Trabalhadores”.
“Quanto ao senhor Eike Batista, nem ele, nem nenhum de seus prepostos, jamais entrou em contato com Fernando Haddad, nem com o tesoureiro da sua campanha. O ex-prefeito desconhece completamente quaisquer interesses do empresário na cidade de São Paulo”, diz a nota.
O advogado Luiz Flávio Borges D’Urso, defensor de Vaccari, disse que a versão apresentada por Mônica Moura não é verdade. “Isso se trata exclusivamente de palavra de delator, sem qualquer embasamento probatório ou na realidade”, rebateu o advogado.
Até a publicação deste texto, a reportagem não havia obtido retornos da defesa de Eike Batista e de Flávio Godinho.
(com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário: