17 de jan de 2017

Rolls-Royce fecha acordo de leniência com o Brasil

Empresa britânica afirmou que pacto preliminar, que também envolve EUA e Grã-Bretanha, trata de casos de suborno e corrupção nos três países

A britânica Rolls-Royce anunciou nesta segunda-feira que pagará 760 milhões de euros (cerca de 2,6 bilhões de reais) às autoridades de Grã-Bretanha, Estados Unidos e Brasil como parte de um acordo de leniência preliminar sobre os casos de suborno e corrupção nos quais está envolvida nesses países.
A Rolls-Royce pagará cerca de 561 milhões de euros às autoridades britânicas, 178 milhões de euros às americanas e cerca de 25 milhões de euros, o equivalente a 81 bilhões de reais, às brasileiras.
A empresa automobilística, fabricante também de motores de jatos militares, navios e submarinos, afirmou que oferecerá mais detalhes sobre o acordo quando apresentar seus resultados correspondentes a 2016, no próximo dia 14 de fevereiro.
As autoridades iniciaram uma investigação em 2012 sobre supostas más práticas da companhia em diversos países. No ano passado, veículos de comunicação britânicos vazaram documentos e testemunhos que sugeriam que a companhia utilizou uma rede internacional de agentes para garantir lucrativos contratos por meio de subornos.
“Os acordos dizem respeito a subornos e corrupção envolvendo intermediários em vários mercados estrangeiros”, disse a empresa em comunicado. “São acordos voluntários, que resultam na suspensão de um processo, desde que a empresa cumpra certos requisitos, incluindo o pagamento de uma sanção pecuniária.”
(Com agências EFE e Reuters)

Nenhum comentário: