8 de jul. de 2014

Após cheia do Rio Uruguai, vaca fica pendurada em poste em São Borja

Animal foi encontrado na localidade de Rincão de Mercedes, em São Borja.
Nível do Rio Uruguai chegou a 17,3 metros na última semana.

Carla Simon Do G1 RS
Animal foi parar em cima de um poste após cheia do Rio Uruguai em São Borja, no Rio Grande do Sul (Foto: Flávio Robalo/Arquivo Pessoal)Animal foi parar em cima de um poste após cheia do Rio Uruguai (Foto: Flávio Robalo/Arquivo Pessoal)
Um funcionário de uma agropecuária de São Borja, a mais de 600 quilômetros de Porto Alegre, levou um susto ao deparar com uma cena inusitada na segunda-feira (7). Por conta da cheia do Rio Uruguai, a vaca ficou presa em um poste após ser arrastada pela força da água. A imagem foi registrada na localidade de Rincão de Mercedes. Cerca de 800 pessoas estão fora de casa no muncípio, sendo 200 desabrigadas e 600 desalojadas, segundo a Defesa Civil.
Aldo Heck, morador de São Borja e dono de uma agropecuária na cidade, diz que levou um susto quando viu a foto que mostra a vaca em cima do poste. Segundo Heck, não se sabe ainda de quem pertencia o animal. O animal estava morto. "Levei um susto, não sei de quem era a vaca", disse ao G1 Heck.
O Rio Uruguai está 10 metros acima do nível normal nesta terça-feira (8), segundo a Defesa Civil. Na segunda (7), quando foi tirada a foto, chegou a 12 metros. O máximo que o rio atingiu nos últimos dias foi 17,3 metros acima do normal.
O número de municípios afetados pelas cheias e chuva dos últimos dias no Rio Grande do Sul subiu para 146, segundo boletim divulgado às 11h desta terça-feira (8) pela Defesa Civil. Desses, 122 decretaram situação de emergência. Já o número de pessoas fora de casa passou de 20.436 para 19.325 durante a manhã.
No total, são 17.797 desalojados, que foram para casas de amigos ou familiares, e 1.528 desabrigados, levados a ginásios ou abrigos pelo poder público. As cidades de Iraí e Barra do Guarita seguem em situação de calamidade pública.
Itaqui, na Fronteira Oeste, continua sendo a cidade mais atingida, com 10.127 pessoas desalojadas e 672 desabrigados. Uruguaiana, na mesma região, é o segundo município com maiores números: 5.836 desalojados e 236 desabrigados. Os dois municípios foram atingidos pela cheia do Rio Uruguai, que atingiu quase 20 metros acima do nível normal em algumas regiões do estado.
Após cheia do Rio Uruguai, vaca foi parar em um poste em São Borja, no Rio Grande do Sul (Foto: Flávio Robalo/Arquivo Pessoal)Animal estava morto quando foi encontrado (Foto: Flávio Robalo/Arquivo Pessoal)

Morador levou um susto ao ver a vaca em cima de um poste em São Borja (Foto: Flávio Robalo/Arquivo Pessoal)Morador levou um susto ao ver a vaca em cima do poste em São Borja (Foto: Flávio Robalo/Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário: