4 de mai. de 2014

Dilma Rousseff defende Copa e reforma política

Presidente disse estar segura de que o Mundial será bem-sucedido e que o evento reforça a identidade brasileira

Image-0-Artigo-1604772-1
A presidente disse que "a Copa será um sucesso". Em 2012, ela inaugurou a Arena Castelão, que será palco dos jogos em Fortaleza
Foto: pompeu vasconcelos
São Paulo A presidente Dilma Rousseff (PT) disse que a Copa do Mundo é uma forma de reforçar a identidade brasileira. "A Copa é uma afirmação do Brasil. Somos o país do futebol", ressaltou, ao participar do 14º Encontro Nacional do PT, realizado na capital paulista na sexta-feira e neste sábado.
"É muito estranho que nós, que gostamos de futebol, que torcemos pelos nossos times, vibrando e sofrendo, que quando a Copa é aqui na nossa casa, nós não possamos aproveitar". A presidente disse ainda estar segura de que o Mundial será um evento bem-sucedido. "Eu tenho a certeza de que a Copa será um sucesso", enfatizou durante o discurso que encerrou o encontro. Estiveram presentes líderes do PT, ministros e presidentes dos partidos da base aliada.
O presidente do PT, Rui Falcão, convocou os militantes a aclamar Dilma como pré-candidata da legenda às eleições presidenciais de outubro.
Bolsa Família
A presidente aproveitou o evento para rebater as críticas sobre o reajuste de 10% do benefício do Programa Bolsa Família, anunciado na terça-feira (30) em pronunciamento no rádio e na TV. Segundo Dilma, é importante que "não fiquem as dúvidas levantadas pela oposição".
"Nós últimos três anos e quatro meses, nós implantamos três grandes melhorias do Bolsa Família que elevaram o benefício, em aumento real, descontada a inflação, de 44,3%", disse. Após o anúncio, a oposição fez duras críticas à medida, classificando-a de eleitoreira. Dilma também voltou a defender a reforma política. "Sem ela (a reforma), nós não vamos conseguir a sociedade do futuro que o Brasil quer ver nascer".
A presidente lembrou o projeto enviado para o Congresso que pede uma consulta popular para a reforma. Na avaliação de Dilma, a participação da sociedade é fundamental para que o projeto avance no Legislativo, o que, segundo ela, é "algo estratégico e decisivo para o futuro da democracia no Brasil". Ao final, a presidente se disse honrada por ter sido escolhida como pré-candidata. A oficialização da candidatura deve ocorrer em junho.
Vaia
A presidente foi vaiada neste sábado na abertura oficial da 80ª edição da Expozebu, principal exposição pecuária do país, que acontece em Uberaba (MG). Este foi o primeiro compromisso oficial dela após o PT reafirmar que Dilma é candidata à reeleição. O local é reduto do senador Aécio Neves, pré-candidato pelo PSDB à Presidência.

Nenhum comentário: