6 de abr. de 2014

Delegacia cria perfil no WhatsApp para acelerar investigações no Paraná

Polícia de Umuarama espera receber vídeos e fotos para esclarecer crimes.
Mensagens são filtradas por policial do setor de inteligência.

Luciane Cordeiro Do G1 PR
whatsapp (Foto: TV Globo)Polícia acredita que a ajuda da população por meio do app vai ajudar a solucionar crimes que ocorreram em Umuarama (Foto: TV Globo)

Para acelerar a resolução de crimes e encontrar autores de diversos tipos de delitos, a Delegacia da Polícia Civil de Umuarama, no noroeste do Paraná, está contando com a ajuda da tecnologia. A 7ª Subdivisão Policial criou um perfil no WhatsApp para receber denúncias anônimas de forma mais ágil e completa. Como o recurso permite o envio de vídeos, fotos, áudios e mensagens de texto, a expectativa é de que os autores de crimes possam ser encontrados mais rapidamente.
Acreditamos que vamos conseguir reduzir consideravelmente os casos de violência"
Fernando Ernandes Martins, delegado-operacional de Umuarama
Para evitar informações irrelevantes, o delegado-operacional de Umuarama, Fernando Ernandes Martins, explica que as mensagens são lidas por um policial do setor de inteligência, que avalia se elas são ou não confiáveis. “Nós não podemos partir da ideia de que tudo que recebemos é verdadeiro. Por isso, primeiro verificamos a autenticidade da mensagem e só depois vamos a campo para descobrir se a denúncia tem ou não consistência”, detalha Martins.
Com o serviço em funcionamento desde o dia 20 de março, a quantidade de informações recebidas através do aplicativo ainda é pequena - segundo Martins, são duas a três denúncias por dia. Mesmo assim, as expectativas quanto à eficiência e praticidade da ferramenta são as melhores. "Como faz pouco tempo que criamos mais essa forma de denúncia ainda não podemos fazer um balanço, mas acredito que assim que as pessoas souberem com certeza avançaremos em muitos casos", considera o delegado.
Assim como nos tradicionais canais de denúncias - 197 e 181 - a polícia garante o anonimato e o sigilo de vídeos, fotos e informações recebidas pelo o WhatsApp. ”É bom que fique claro que essas informações não serão inseridas em um inquérito policial ou a um processo judicial, apenas vão nos direcionar e ajudar as equipes durante as investigações”, completa o delegado Fernando Martins.
Mesmo com a facilidade do app, a polícia alerta que o canal não pode ser utilizado em casos de emergência policiais ou quando a presença do Corpo de Bombeiros é essencial. Os Disque-Denúncias, e-mail e telefone fixo da delegacia ainda continuam em funcionamento.
“A insegurança em Umuarama não vai ser extinta porque uma conta do WhatsApp foi criada. Mas, acreditamos que vamos conseguir reduzir consideravelmente os casos de violência”, considera o delegado Fernando Ernandes Martins.
O número para realizar denúncias anônimas pelo WhatsApp é o (44) 8830-2045. O Delegado ainda completa que denúncias de outras cidades, que possam ser recebidas, não serão excluídas, mas encaminhadas para os órgãos competentes dos municípios citados.

Nenhum comentário: