4 de ago. de 2010

Força Aérea Brasileira realiza lançamento de foguete experimental

Está previsto para hoje o lançamento de um foguete experimental FTI (Foguete de Teinamento Intermediário) a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Estado do Maranhão. Essa atividade faz parte do Projeto Fogtrein I 2010, desenvolvido conjuntamente pela Avibrás Indústria Aeroespacial e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
O FTI tem cinco metros de comprimento, pode atingir até 60 km de altura e 90 km de distância e seu voo dura, em média, quatro minutos. O foguete possui compartimentos internos para transportar até 30 kg de carga útil, composta de instrumentação científica para realização de experimentos em baixas altitudes.
Segundo o diretor interino do CLA e coordenador geral de ensaios, tenente-coronel aviador Ricardo Rodrigues Rangel, os foguetes da família Fogtrein poderão ser utilizados nas atividades de treinamento dos centros de lançamento CLA e CLBI (Centro de Lançamento Barra do Inferno) e exportados para outros países.
No último dia 26 foi lançado o foguete FLB (Foguete de Lançamento Básico), que também faz parte do projeto Fogtrein. O veículo alcançou 31.942 metros de altitude, permanecendo 166 segundos no ar até cair em alto mar, a 13,2 km da costa. A previsão é de que o FTI esteja disponível para lançamentos portando carga científica útil após a conclusão dos disparos experimentais, que irão até o início de 2011.

Nenhum comentário: