11 de set. de 2017

WhatsApp Novo golpe promete dados grátis


g
Golpes no WhatsApp estão cada vez mais aparecendo em maior quantidade e diversificados para tentar tirar vantagem dos usuários
 
Foi identificado, pela empresa PSafe, um novo golpe que está circulando pelo WhatsApp. Trata-se de um link que faz falsa promessa de pacote de dados móveis de diversas empresas de telefonia e foi acessado mais de 20 mil vezes até o momento. Ao abrir o link recebido pelo app de mensagens, o usuário faz um breve cadastro com seu nome, número de celular e operadora e é induzido a compartilhar o falso benefício com 10 amigos. Ao realizar os compartilhamentos, o site malicioso faz dois direcionamentos: um sugere que o usuário inclua seu número de telefone novamente, só que desta vez o cadastro é para um serviço de SMS pago - que efetua cobranças indevidas; o outro direcionamento é para baixar um app falso, que pode infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crime ou prejuízo financeiro.
Para que os usuários de Android não se tornem vítimas deste tipo de cibercriminosos, o gerente de Segurança da PSafe, Emilio Simoni, reforça a necessidade de ter um antivírus certificado com a função 'antiphishing' instalado no smartphone, que avisará o usuário se o link clicado é confiável ou não, permitindo, assim, uma navegação mais segura. Além disso, "é importante que o usuário tenha um comportamento preventivo na internet", completa o especialista.

Nenhum comentário: