8 de out. de 2016

Matthew atravessa costa da Geórgia e avança em direção à Carolina do Sul

Furacão, que tinha categoria 4 quando atingiu Haiti, caiu para categoria 2.
Fenômeno matou mais de 800 pessoas no Haiti; na Flórida, houve 4 mortes.

Da EFE
Storm surge and waves break over the sea wall onto a flooded section of East Battery Street at the southern-most tip of the city as Hurricane Matthew arrives in Charleston, South Carolina late October 7, 2016. (Foto: Jonathan Drake/Reuters)Onda quebra em parede no mar em Charleston à medida que o furacão Matthew chega à Carolina do Sul (Foto: Jonathan Drake/Reuters)
 
O furacão Matthew, que caiu para a categoria 2, avança em direção à Carolina do Sul, nos Estados Unidos, após atravessar a costa do estado da Geórgia, onde causou inundações e cortes de energia elétrica, além de fortes ventos, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).
Quando atingiu o Haiti, o furacão era classificado com a categoria 4 (em uma escala de 1 a 5). Perto da Flórida, já tinha caído para a categoria 3.
Em seu último boletim, divulgado às 2h (horário local), o NHC informou que Matthew se deslocava a 75 km/h ao sul de Hilton Head e a 155 km/h ao sul-sudoeste de Charleston, ambos municípios na Carolina do Sul.
O NHC afirma que o furacão seguirá para o norte, em direção à costa durante a manhã deste sábado (8), depois virará para o norte-nordeste e posteriormente para o nordeste durante a tarde.
O "olho" do Matthew "continuará se movimentando sobre a costa da Carolina do Sul durante a manhã e o litoral do sul da Carolina do Norte à noite", afirmou o NHC.
Mapa - trajetória do furacão Matthew (Foto: Arte/G1)
Mortes na Flórida
Na Flórida, houve ao menos quatro mortes relacionadas à passagem do furacão Matthew, segundo a Reuters: duas pessoas foram mortas pela queda de árvores e um casal de idosos morreu de intoxicação por monóxido de carbono emitido de um gerador ao se abrigar contra a tempestade na garagem.
Mais de um milhão de pessoas ficaram sem energia na Flórida e 23 mil pessoas estavam em 180 abrigos nesta sexta-feira.
 Morador verifica danos a sua cozinha após passagem do furacão Matthew em Ormond Beach, na Flórida  (Foto: Reuters/Phelan Ebenhack) Morador verifica danos a sua cozinha após passagem do furacão Matthew em Ormond Beach, na Flórida (Foto: Reuters/Phelan Ebenhack)
Georgia
Em sua passagem pela Geórgia, o furacão Matthew deixou sem energia elétrica mais de 210 mil pessoas, segundo a companhia George Power, na área de Savannah - uma das mais afetadas pelos ventos e tempestades ocasionadas pelo furacão.
Em Savannah, a maré tinha alcançado o segundo nível mais alto dos últimos 80 anos, de acordo com dados do Serviço Nacional de Meteorologia.
A direção atual de Matthew pode fazer de Savannah, no limite da Geórgia com a Carolina do Sul, a cidade mais afetada nos EUA devido à passagem do furacão, que até agora contornou a costa do sul da Flórida - estado em que 1,1 milhão de casas se ficaram sem luz.
Charleston, na Carolina do Sul, também sofre com inundações.
Mortes no Haiti
No Haiti, a passagem de Matthew deixou mais de 800 mortos, tornando-se no pior desastre natural no país desde o terremoto de 2010, que matou 300 mil pessoas.

Nenhum comentário: