15 de out. de 2014

Horário de verão vai reduzir contas de luz em até 15%

Mudança de comportamento dos consumidores também ajudará na economia

Helio Almeida
Rio -  Com o início do horário de verão a partir da zero hora de domingo, consumidores residenciais podem gastar menos energia elétrica, aproveitando também o uso de aparelhos mais eficientes. O DIA selecionou conjunto de medidas que ajudará os clientes de concessionárias de energia a reduzir a conta de luz em até 15% nos 126 dias que durar o horário adiantado em uma hora.

O comércio espera incremento de 30% nas vendas com a mudança de comportamento dos consumidores, que devem ficar mais tempo na rua, segundo o CDL-Rio.

Muito usado no verão, o chuveiro elétrico é um dos vilões da conta de luz, representando 35% do valor, seguido pela geladeira, que contribui com 30%, iluminação (até 25%), televisor (15%) e ar-condicionado (média de 5%). Mas o uso contínuo da TV acaba pesando na conta final.

Gerente do Boteco da Garrafa, Lindomar Sousa (E), espera um maior movimento com o começo do horário de verão. “A gente deve ter uma alta de 30% nas vendas”, estima
Foto:  Maíra Coelho / Agência O Dia
“O ar-condicionado é um equipamento que consome pouco, mas o acumulado é maior pelo fato de ficar ligado a noite inteira, por exemplo”, explica o engenheiro da Light, Antônio Raad. “Há um leque de opções para economizar energia. Por isso, é sempre bom escolher o aparelho com selo Procel e do Inmetro”, recomenda.
Algumas dicas podem reduzir a conta de luz. Para o ar-condicionado, o ideal é manter o filtro limpo e o termostato regulado. Além disso, a potência do ar (BTUs) precisa ser adequada ao tamanho do ambiente. Portas e janelas devem sempre estar fechadas.

Para o chuveiro elétrico, evite banhos demorados e em horários de pico, das 18h às 21h. Outras indicações são usar a chave seletora na posição verão e se ensaboar com o chuveiro desligado. A orientação para o uso das geladeiras é deixá-la afastada da parede, do sol e do fogão. A porta não deve ficar por muito tempo aberta. Alimentos quentes não podem ser guardados e é preciso manter a borracha da porta em bom estado. Substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que consomem até 30% a menos e duram mais, é uma boa saída. Durante o dia, aproveite a luz natural e apague lâmpadas em ambientes desocupados.
ALTA DE 30% NAS VENDAS

O governo deve economizar R$ 278 milhões com a implantação do horário de verão. O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, disse que alguns ganhos são o lazer e o turismo, “quando as pessoas desfrutam o dia por mais tempo”.

Para o comércio, a expectativa é de que as vendas aumentem no período. “As pessoas saem do trabalho com o dia ainda claro e isso as estimula a ficarem mais tempo na rua”, diz o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves.

Gerente do Boteco da Garrafa, na Lapa, Lindomar Sousa, 46 anos, espera um maior movimento. “A gente deve ter uma alta de 30% nas vendas”, estima.

Nenhum comentário: