8 de out. de 2014

FMI reduz projeção de expansão da economia brasileira pela sexta vez e estima que PIB crescerá 0,3%

Se confirmada a avaliação do Fundo, este será o segundo pior desempenho do Produto Interno Bruto desde 1998

Da redação
shutterstock_3323199.jpg
O Fundo Monetário Internacional divulgou nesta terça-feira, em Washington, o relatório World Economic Outlook (Perspectivas da Economia Global) no qual avalia a situação da economia mundial. Ao analisar o Brasil, o FMI reduziu pela sexta vez consecutiva a previsão de crescimento para o País, e agora espera um aumento do PIB de apenas 0,3%. Se essa previsão de confirmar, será o segundo pior resultado desde 1998, quando não houve expansão da economia. Em 2009, auge da crise mundial, a atividade econômica encolheu 0,3%.

“No Brasil, o PIB se contraiu no primeiro semestre do ano, refletindo o investimento fraco e uma moderação no consumo, devido a condições financeiras 'mais apertadas', à fraqueza continuada nos negócios e à confiança do consumidor. Esses fatores, juntamente com a fraqueza da competitividade, deverão manter o crescimento moderado na maior parte da 2014”, afirma o FMI, no relatório.

As estimativas para a atividade econômica brasileira estão abaixo do que espera o governo (crescimento de 0,9%), mas ainda acima do previsto pelo mercado. O Boletim Focus, divulgado na segunda-feira pelo Banco Central, que reúne análises do mercado financeiro, estimou um aumento do PIB de apenas 0,24% para este ano.

As projeções para 2015 também foram reduzidas. O FMI espera um avanço de 1,4%, do PIB, abaixo dos 2% calculados anteriormente. Segundo o relatório, o crescimento brasileiro deverá ficar abaixo da média global, que também foi revisada para baixo e agora é de 3,3% em 2014 e de 3,8% em 2015.

Nenhum comentário: