6 de out. de 2014

Bancos devem reabrir as portas na terça-feira

Funcionários do setor se reunirão em assembleias nesta segunda-feira. Os bancários devem aprovar reajuste salarial de 8,5% proposto pela Febraban

Agências bancárias entraram em greve na última terça-feira por reajuste salarial de 12,5%
Agências bancárias entraram em greve na última terça-feira por reajuste salarial de 12,5% (Peter Leone/Futura Press)
Os bancos devem reabrir as portas na terça-feira, após o Comando Nacional dos Bancários recomendar a aprovação da proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Funcionários do setor se reunirão em assembleias na tarde de segunda-feira, em que deverão aprovar o reajuste salarial de 8,5% e colocar fim à greve que dura cinco dias. As informações foram divulgadas pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo.
“O Comando Nacional dos Bancários está indicando a aprovação da proposta que contém aumento real para os salários – é o maior ganho real não escalonado desde 1995 –, valorização do piso, da PLR, além de um reajuste expressivo para o vale-refeição”, afirmou em nota a presidente do sindicato, Juvandia Moreira. “Também conseguimos alguns avanços importantes em questões de saúde e condições de trabalho, além do não desconto dos dias parados.”
Além do reajuste salarial de 8,5%, a proposta da Febraban inclui aumento de 9% para o piso salarial e aumento de 12,3% para o vale-refeição. Os bancários demandavam reajuste salarial de 12,5%, piso salarial no valor de 2.979,25 reais, 14º salário e outros benefícios. A greve com duração indeterminada foi aprovada na última terça-feira. A paralisação atingiu 10.355 agências e centros administrativos, informou na sexta-feira a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Nenhum comentário: