20 de mar. de 2011

Em seu 2º dia no Brasil, Obama

Após um sábado (19) de agenda intensa em Brasília e anúncio de decisão polêmica, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitará neste domingo (20) o Cristo Redentor, na zona sul do Rio de Janeiro, e a comunidade Cidade de Deus (zona oeste). À tarde, ele fará um discurso no Theatro Municipal, no centro da capital fluminense.
O presidente americano fez uma pausa em sua agenda de sábado para comunicar que os Estados Unidos começaram a bombardear tropas do ditador Muammar Gaddafi na Líbia. Ele ainda se encontrou com a presidente Dilma Rousseff e falou sobre a necessidade de reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A diplomacia brasileira deseja integrar permanentemente o grupo, que tem poder de veto nas decisões, composto pelos EUA, França, Rússia, China e Reino Unido.
O presidente, a primeira-dama e suas duas filhas chegaram ao Rio no começo da noite e seguiram para o hotel Marriott, em Copacabana, na zona sul. Neste domingo, a programação deve começar com um voo de helicóptero até o campo do Flamengo, na Gávea, na zona sul. A diretoria do clube tenta permissão para se aproximar e entregar uma camisa oficial para o presidente. Outros times cariocas querem fazer o mesmo.
A partir do campo do time, Obama seguirá para uma visita ao Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos do Rio. A Riotur informou que as visitações ao monumento estarão suspensas desde as 0h até as 11h do domingo. Em seguida, ele deve seguir para a comunidade da Cidade de Deus. Após a visita a Cidade de Deus, Obama deve se reunir com autoridades do Estado em almoço.
Discurso só para convidados
O evento mais esperado seria o discurso aberto que o americano faria na Cinelândia. O evento mobilizou a prefeitura da cidade, que promoveu pequenas reformas e a limpeza da praça. Entretanto, na sexta-feira (18), a assessoria da Embaixada dos Estados Unidos no Rio de Janeiro informou que o discurso do presidente vai ocorrer no interior do Theatro Municipal.
O evento será fechado para cerca de 800 convidados pelo Consulado e Embaixada dos Estados Unidos e pelo governo brasileiro. O discurso de Obama será transmitido ao público por telões. Cerca de 500 homens das Forças Armadas vão participar da segurança só no entorno do Theatro Municipal. O controle e a varredura no interior do teatro ficarão sob a responsabilidade exclusiva da Polícia Federal brasileira.
No domingo, a partir das 5h, todas as transversais da avenida Rio Branco, da avenida Beira Mar até a avenida Presidente Vargas, serão interditadas. A estação Cinelândia do Metrô não ficará mais fechada, como informado anteriormente, e o comércio da praça poderá abrir no domingo no horário do discurso do líder americano. As ruas Evaristo da Veiga e 13 de Maio, que anteriormente seriam fechadas na noite desta sexta-feira, foram interditadas às 7h de sábado junto com os demais bloqueios deste dia.A Rio Ônibus vai colocar nas ruas toda a sua frota – 2.088 veículos, divididos em 83 linhas – durante todo o fim de semana. A CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda que os motoristas evitem a região central a partir de sábado.Após o discurso o presidente americano não tem agenda pública. A previsão é de que ele deixe o Rio de Janeiro na manhã de segunda-feira (21).
Michelle Obama
O general Adriano Pereira Junior, do Comando Militar do Leste, informou que a primeira-dama americana, Michelle Obama, não tem itinerário definido durante a visita ao Rio. A primeira-dama deve visitar a Cidade do Samba, na zona portuária.

Nenhum comentário: