27 de fev. de 2012

Incêndio na Antártica: segurança será redobrada, diz Amorim

Ministro da Defesa afirma que uma estação mais moderna será construída no local

Luís Bulcão
Incêndio na Estação Comandante Ferraz, na Antártica

Incêndio na Estação Comandante Ferraz, na Antártica - Portal informadorchile.com

Uma nova estação, mais tecnológica e moderna, vai surgir dos escombros da estação brasileira Comandante Ferraz, destruída por um incêndio na madrugada de sábado. A promessa é do ministro da Defesa, Celso Amorim, que recebeu os 39 brasileiros e duas pesquisadoras espanholas que estavam na Antártica durante o incêndio e desembarcaram na Base Aérea do Galeão na madrugada desta segunda-feira. Amorim afirmou ainda que a segurança será priorizada no próximo projeto.

"Não quero me antecipar às investigações, mas não há nenhuma indicação de que fosse algo que pudesse ter sido prevenido. É um ambiente difícil, inóspito, sujeito a acidentes, que tentaremos amenizar da maneira mais absoluta. Isso sempre foi uma preocupaçao, mas evidentemente a segurança será redobrada", afirmou .

De acordo com o comandante da Marinha, Almirante de Guerra Julio Soares de Moura Neto, a construção da nova estação deve começar em fevereiro de 2013.

Amorim, que foi ministro das Relações Exteriores durante o governo Lula, aproveitou para agradecer os esforços de chilenos, argentinos e poloneses que prestaram ajuda aos brasileiros durante o incêndio. O ministro declarou ainda que é preciso fazer um levantamento mais detalhado sobre as perdas de material e de pesquisas provocadas pelo acidente. "Eu acho que hoje em dia muita coisa se comunica instantaneamente, online. Material e equipamento se perdeu, mas o que está na cabeça das pessoas não se perdeu", afirmou.

Segundo Amorim, o fato de a presidente Dilma ter anunciado a reconstrução da estação demonstra a importância do trabalho realizado pelos brasileiros na Antártica.

Nenhum comentário: