14 de fev. de 2012

Greve de motoristas de ônibus causa transtornos em Curitiba

A cidade de Curitiba amanheceu sem um ônibus em circulação nesta terça-feira (14), devido à deflagração de greve de motoristas e cobradores do transporte público, ocorrida ontem (13) à noite.

A categoria reivindica aumento salarial de 40% --o sindicato patronal oferece apenas a reposição da inflação, de cerca de 7%.

Há congestionamentos por toda a cidade. No centro, algumas lojas estavam fechadas nesta manhã devido à falta de funcionários. As centrais de táxi também não davam conta dos pedidos --a espera na linha por atendimento chegava a 30 minutos.

Até estudantes estavam nas ruas, sem aula, devido à falta de professores. Os alunos do Instituto de Educação do Paraná, no centro de Curitiba, relataram que apenas "dois ou três" professores conseguiram chegar ao colégio nesta manhã.

Segundo o presidente do Sindimoc (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana), Anderson Teixeira, cerca de 30% dos ônibus deveriam estar em circulação, por lei, mas a Urbs (instituição responsável por gerenciar o transporte público em Curitiba) não orientou o sindicato sobre quais linhas deveria manter em operação.


Estelita Hass Carazzai/Folhapress
Estação-tubo na Praça Carlos Gomes, no centro de Curitiba, estava vazia devido à greve dos motoristas e cobradores de ônibus
Estação-tubo na praça Carlos Gomes estava vazia devido à greve dos motoristas e cobradores de ônibus

Nesta madrugada, a prefeitura conseguiu uma liminar da Justiça que determina que 60% da frota deve estar em circulação, sendo 80% nos horários de pico. O sindicato, porém, afirmou que necessita de orientação da Urbs para saber quais linhas colocar em operação.

"Nós só dirigimos os ônibus; nós não temos as planilhas", afirmou Teixeira, em entrevista à rádio Band News.

Nas garagens das empresas, a entrada e saída dos ônibus estavam bloqueadas. Há veículos com pneus furados bloqueando a passagem.

Curitiba é conhecida por ter um sistema de transporte público modelo, concebido na década de 1970 e copiado em todo o mundo. São características do sistema as estações-tubo, as vias exclusivas para ônibus, o pagamento antecipado da passagem e a integração das linhas em terminais.

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