17 de jul. de 2011

Pelé acende a pira, e Dilma abre oficialmente os Jogos Militares

O gramado foi transformado em um telão. Sob um belo jogo de luzes, bailarinos e crianças representaram símbolos da paz e ressaltaram as riquezas do Brasil. A presidente Dilma Rousseff declarou abertos os Jogos Mundiais Militares e, enfim, Pelé acendeu a pira em forma de pomba, símbolo da paz, principal tema da noite. Aplaudido intensamente pelos 30 mil pagantes no Engenhão, o ex-soldado Nascimento, que serviu no fim da década de 50, recebeu a tocha e acendeu a pira, encerrando a cerimônia.

As bandas marciais deram o tom no início da noite, que começou com desfiles e apresentações de Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. tocaram antes do Hino Nacional e, depois, durante todo o desfile das delegações.

O gramado, coberto por uma lona, foi transformado em um telão. Um enorme mapa mundi foi projetado, e os territórios de cada país ganhavam brilho quando os respectivos atletas entravam na pista. O longo desfile teve pouca manifestação popular. Além dos óbvios aplausos para a delegação brasileira, última a entrar no Engenhão, o público vaiou brevemente os integrantes argentinos. A delegação dos Estados Unidos foi vaiada, mas também ouviu aplausos.

Ao fim do desfile, o mapa deu lugar a bailarinos e alegorias, que junto com o jogo de luzes do estádio, compuseram diversos cenários que mostravam a riqueza das matas e da fauna brasileiras. Uma breve apresentação dos Paralamas do Sucesso, que tocaram "Tropa da Paz", o grande tema da noite deste sábado, no Rio de Janeiro.

Após o hasteamento da bandeira do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), o Coronel Hamad Kalkaba Malboum, presidente do CISM, discursou e apresentou a chefe de estado brasileira. Dilma Rousseff não se alongou e resumiu-se a declarar a abertura dos Jogos.

- Boa noite a todos. Bem-vindos ao Brasil. Declaro aberta a quinta edição dos Jogos Mundiais Militares do Conselho Internacional do Esporte Militar. Desejo boa sorte a todos. Muito obrigada.

Toquinho, cantando "Aquarela", e Zizi Possi, com "A Paz", se apresentaram antes da entrada de Pelé, que foi aplaudido intensamente por todo o estádio. O Atleta do Século XX recebeu a tocha das mãos de Julio Almeida, do tiro esportivo, e subiu sem pressa os mais de 30 degraus até a pira em forma de pomba. Com ela acesa, fogos de artifício iluminaram o céu carioca. A marinheira Isabel Swan fez o juramento dos atletas, e o Sargento Fuzileiro Naval Marcelo de Lima Henrique, o dos árbitros

Enfim, as formalidades deram lugar ao samba, que tomou conta do palco. Primeiro, com Alcione. Depois, com Diogo Nogueira, Dudu Nobre e Jorge Aragão. Só às 21h, três horas depois do início da cerimônia, é que a festa acabou.

Nenhum comentário: