24 de jan. de 2009

Banda dos Fuzileiros em Paris com a AMAN

Em destaque a apresentação da Banda Macial do Corpo de Fuzileiros Navais, com 80 militares, abrindo o desfile comemorativo dos 216 anos da República da França, em 14 de julho de 2005 em Paris. ( 14 jul 1789 - 14 jul 2005). Cabe ressaltar o destaque dos Cadetes da AMAN no desfile." Um treinamento consciente conduz a uma execução perfeita".

Comentários 1

Quando Cole Porter veio ao Rio, assistiu do palanque o desfile de 7 de Setembro. Quando viu passar a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, ele puxou o Ary Barroso pela manga do paletó e perguntou sério:
- O que é isso? Eles não seguem a cadência do bumbo como todos os militares do mundo? Eles pisam num ponto surdo entre as batidas! E eles balançam para os lados como se estivessem dançando!!!
O Ary respondeu: É porque é uma banda de mulatos que tocam de ouvido e não marcham. Eles desfilam, o que é diferente. Esse balanço se chama "ginga", mas eu não vou tentar te explicar porque você não entenderia nunca...
A banda marcial não tem instrumentos musicais convencionais, mas apenas clarins, cornetas, pífaros e gaitas de foles, além da ala chamada "pancadaria".
Veja o filme do You Tube. E que inveja desses cadetes! Desfilar em Paris, no 14 de julho, puxados por essa banda, erguer para o céu os estandartes verde-amarelos, arrebentar o asfalto da Champs Elisées, não tem preço... Difícil deve ser berrar "Brasil" em terra estrangeira ouvindo a Canção do Expedicionário, porque o choro deve atrapalhar um bocado...

Comentários 2

Hoje emocionei-me às lágrimas, com as imagens do desfile em Paris. Que saudades de meu tempo na ativa...

A Banda Marcial do CFN chegou ao Brasil em 7 de março de 1808 com a Família Real. Chamava-se Música Marcial da Brigada Real da Marinha. Tinha como instrumentos "pífaros" e tambores. Deu origem à duas Bandas, a Marcial e a Sinfônica.

Tive a honra e a satisfação de, nos idos dos anos 60, comandar a Companhia de Músicos que englobava as duas bandas. À essa época, batizei a Banda Marcial de "Grande Dama" e a Sinfônica de "Respeitabilíssima Senhora". A Marcial é a maior banda militar do mundo com suas 200 figuras. Curiosidade: seus músicos tocam de ouvido. Foi essa Banda, que introduziu as gaitas de fole no Brasil. No desfile de Paris ela estava com cerca de 80 figuras. A Sinfônica foi campeã mundial no Festival de Bandas Militares de Modena, Itália. E, a propósito, a AMAN também brilhou! Acompanhem o locutor da cerimônia.

Colaboração de Cesar S Caproni

2 comentários:

Anônimo disse...

Hola que tal, soy de Uruguay y buscando datos de esta banda para incluirlos en mi blog, me tome el atrevimiento de "robarles" algunas frases.Desde ya muchas gracias y estoy a las ordenes.

AMAN - 78 disse...

Agradeço pela visita ao Blog e por deixar o seu comentário.

É sempre um prazer contar com a participação de amigos do país vizinho.